Araçatuba passa a contar com pronto-atendimento para problemas respiratórios

Publicado em 05 de Julho de 2021 às 16:26 Araçatuba passa a contar com pronto-atendimento para problemas respiratórios

A Prefeitura de Araçatuba coloca em funcionamento, a partir das 7h, desta quarta-feira (7), um pronto-atendimento exclusivo para pessoas com problemas respiratórios ou sintomas indicativos da covid-19. O novo serviço será prestado no prédio do antigo Hospital da Mulher, na rua Sacadura 471, no bairro Aviação. No local hoje funciona o Hospital Municipal.

A estrutura do novo atendimento contempla o atendimento de livre demanda, 24 horas, todos os dias da semana, em consultórios apropriados, equipe devidamente treinada e em um ambiente apropriado, eliminando a tenda externa no Pronto Socorro Municipal. A medida pretende descentralizar o atendimento que hoje é prestado no Pronto-Socorro Aida Vanzo Dolce, no bairro São Joaquim. Com isso, o local passa a ter maior capacidade para atendimento de urgências e emergências não ligadas à covid. No local, serão disponibilizadas 16 poltronas de hidratação; ala de enfermaria com 16 leitos e dois berços. O serviço também tem uma sala de emergência adequada para atendimento e estabilização dos pacientes graves, com quatro leitos, ventiladores mecânicos, monitores multiparâmetros e bomba de infusão.

O serviço dispõe de sala própria de Raio X, com um aparelho fixo e um aparelho móvel. O novo serviço vai dispor, ainda, de serviço de laboratório, o qual realizará todos os exames complementares necessários para o atendimento dos pacientes, como hemograma, gasometria arterial e urina. Também será feito o teste de PCR.

A secretária de Saúde, Carmem Guariente, informa que a mudança desse serviço acontece em momento epidemiológico oportuno favorecendo os atendimentos gerais no Pronto Socorro Municipal e unificando o atendimento para adultos com sintomatologia respiratória em um único serviço.

EQUIPE

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o novo serviço contará com profissionais treinados na recepção dos pacientes, acolhimento com classificação de risco por enfermeiros capacitados, atendimento médico, farmácia de dispensação interna, farmácia de dispensação externa de medicamentos, enfermeiros e técnicos de enfermagem ou auxiliares de enfermagem em sala de medicação, sala de enfermaria e sala de emergência.

O serviço conta, ainda, com uma equipe multidisciplinar, com nutricionista, fisioterapeutas e psicólogos bem como toda equipe administrativa, manutenção e limpeza dos setores.