A Prefeitura de Araçatuba foi parceira e atuou com várias secretarias no Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica realizado nesta quinta-feira (13), no Aeroporto Estadual Dario Guarita.
A atividade, promovida pela concessionária Aeroportos Paulistas (ASP), simulou um acidente aéreo com múltiplas vítimas e mobilizou órgãos de segurança, saúde e defesa civil.
O cenário reproduziu a situação de uma aeronave com pane no trem de pouso, que fez pouso de emergência, ultrapassou os limites da pista e colidiu na área de pátio, resultando em incêndio e feridos. Durante o exercício, foram realizadas ações de combate ao fogo, resgate, triagem e atendimento às vítimas.
PARCERIA
O secretário de Segurança Pública Júlio César dos Santos ressaltou a importância da integração. “Treinamentos como este fortalecem a capacidade de resposta das equipes e garantem mais segurança para a população em situações reais de emergência”.
O coordenador da Defesa Civil de Araçatuba, Eduardo Cardozo, lembrou que o exercício também testou o Plano de Auxílio a Familiares de Vítimas de Acidentes Aéreos (Pafavida), que prevê protocolos de acolhimento, comunicação e suporte emocional. “É fundamental que, além do resgate e atendimento médico, haja um cuidado humanizado com familiares e sobreviventes”, afirmou.
O secretário de Esporte, Lazer e Recreação, Mauro Yamanoi, foi responsável pelo cerimonial.
CAPACITAÇÃO
Todos os voluntários que participaram da simulação passaram por capacitação prévia. Além da Defesa Civil municipal, estiveram presentes Bombeiros de Aeródromo da ASP, Corpo de Bombeiros Militar, Samu, Polícia Federal, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, companhias aéreas e instituições de ensino, como o Senac e a Faculdade UniSalesiano.
De acordo com a ASP, o exercício atende a exigência do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil e reforça o compromisso com a segurança operacional e o trabalho integrado entre todos os órgãos envolvidos na operação aeroportuária.