Notícias

Araçatuba participa de planejamento para desenvolver o turismo regional

Publicado em 08 de Junho de 2022 às 15:41 Araçatuba participa de planejamento para desenvolver o turismo regional

A Prefeitura de Araçatuba participou, nesta quarta-feira, do workshop do programa Turismo SP em Ação. O evento, que aconteceu no Speed Park, foi promovido pela Secretaria Estadual de Turismo e Viagens (Setur-SP) e reuniu 35 municípios.

O objetivo foi iniciar o processo de desenvolvimento do setor da região para os próximos 10 anos. Foi apresentado um plano de ação que envolve prefeituras e iniciativa privada para levantamento das potencialidades e solução de possíveis dificuldades para que sejam feitos investimentos.

Araçatuba foi representada pela secretária de Cultura, Tieza Marques, que na abertura do evento destacou a potencialidade de Araçatuba e os trabalhos de organização e profissionalização do setor que estão sendo promovidos pela Prefeitura. A secretaria municipal de Turismo esteve presente.

“O turismo é incrível porque arrasta consigo a cultura, o esporte e a economia. Ele é de extrema importância para a geração de empregos e riqueza não material. A administração do prefeito Dilador Borges tem feito um trabalho muito grande para o desenvolvimento do setor, principalmente trabalhando a mente e o coração das pessoas para que elas possam entender o nosso potencial turístico e passem a ser as grandes divulgadoras de nossas cidades”, discursou Tieza.

DADOS

Durante o encontro, o coordenador de Turismo e Viagens da Setur-SP, Rodrigo Ramos, explicou que este trabalho está sendo desenvolvido em todo o Estado, que foi dividido em regiões com potencialidades semelhantes para que os planos de desenvolvimento envolvam uma rede de atrativos. A ideia, segundo ele, é aproveitar as potencialidades locais, criando sinergias, para que gerem um turismo integrado ao contexto regional, que faça sentido para a população e atraia mais visitantes.

Ramos destacou que a estimativa é a de que o PIB (Produto Interno Bruto) do Turismo no Estado de São Paulo cresça 10,1% neste ano, gerando mais de 65 mil empregos. Seria, segundo dados apresentados por ele, a segunda alta seguida. Em 2021, o PIB teve crescimento de 9,3% e foram gerados 60 mil postos de trabalho.

O especialista Fernando Sousa, da FIA (Fundação Instituto de Administração) da USP, fez uma explanação sobre o potencial da região e explicou que uma nova rodada de discussão será realizada no mês de agosto para dar seguimento ao projeto de planejamento das ações. “Estamos dando passos importantes para a mudança econômica das cidades e de todo o Estado”, afirmou.

(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites