Araçatuba participa de debate sobre Sistema único de Assistência Social

Publicado em 29 de Novembro de 2022 às 16:10 Araçatuba participa de debate sobre Sistema único de Assistência Social

A Prefeitura de Araçatuba participou, nesta terça-feira (29), de um encontro estadual para discussão sobre políticas públicas de assistência social. Representantes de vários municípios e entidades prepararam um documento com sugestões para ser entregue ao governador eleito Tarcísio de Freitas. A reunião, que aconteceu na cidade de São Paulo, foi organizada pelo Coegemas-SP (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de São Paulo).

A secretária de Assistência Social de Araçatuba, Suzeli Denys de Oliveira, disse que um dos pontos centrais do debates foi o impacto da pandemia sobre a população em vulnerabilidade, com destaque para as pessoas em situação de rua e institucionalizados (internados em instituições de acolhimento e cuidados).

Os participantes do encontro também ressaltaram a importância de fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que é o modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar na área. Eles querem que o sistema seja reconhecido quanto política pública e tenha seu financiamento melhorado.

“Entre outros pontos, ficou claro que os municípios querem ser mais ouvidos, pois eles vivem a realidade local. Araçatuba faz questão de fazer parte destes encontros por causa do seu trabalho e da importância do tema”, disse a secretária.