Araçatuba participa da Semana Estadual de Combate ao Aedes aegypti

Publicado em 21 de Novembro de 2022 às 19:13 Araçatuba participa da Semana Estadual de Combate ao Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba abriu, nesta segunda-feira (21), a Semana Estadual de Combate ao Mosquito Aedes aegypti – vetor da Dengue, Zika e Chikungunya – arboviroses urbanas, que terá atividades até sábado, 26 de novembro.

A abertura foi uma conferência dedicada aos agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e de vetores da Prefeitura de Araçatuba, com palestras no auditório do Centro Universitário Unitoledo Wyden, com presença do prefeito Dilador Borges e a vice-prefeita Edna Flor.

Durante a semana serão ministradas palestras a públicos diversos, como representantes de Secretaria Municipal de Saúde, das instituições de ensino municipal, dos Rotary Clubs de Araçatuba e população em geral, além de apresentação de projetos e divugações em visitas domiciliares e locais de grande circulação de pessoas pelos agentes de saúde.

As apresentações da abertura foram conduzidas pelos palestrantes que seguirão o trabalho dirante a semana: a diretora de Atenção Básica, Cristiane de Almeida; Tania Suto, agente técnica de Saúde do Controle e Vigilância Vetores; Rute Paulino, dirigente administrativa do Centro de Controle de Zoonoses; Talita de Oliveira, medica veterinária coordenadora da Unidade de Vigilância e Zoonoses e Guilherme dos Santos, gerente de campo da Unidade de Vigilância e Zoonoses.

“O objetivo é divulgar amplamente o tema com o intuito de mobilizar a sociedade para a eliminação de criadouros e evitar a proliferação do Aedes aegypti”, resumiu a diretora Cristiane de Almeida.

Edna Flor reforçou a importancia do trabalho dos agentes para a saúde das pessoas. “Podemos fazer muito mais na educação e na prevenção. Nos dependemos muito de vocês”.

O prefeito Dilador falou em reconhecimento. “Também graças à responsabilidade de vocês com a comunidade, conseguimos manter Araçatuba abaixo dos índices mais preocupantes de outras cidades, que demandaram ações mais graves das autoridades de saúde. Toda nossa equipe transforma Araçatuba em uma cidade desejada, atraente. Agradecemos por toda essa mobilização, para que melhoremos a vida das pessoas”.