Notícias

Araçatuba não registra mortes no trânsito desde outubro

Publicado em 23 de Janeiro de 2018 às 10:49 Araçatuba não registra mortes no trânsito desde outubro

Há quase quatro meses, o município de Araçatuba não tem registros de mortes por acidentes de trânsito em vias urbanas. É o que apontam dados do Infosiga (Sistemas de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo).

Em 2014, foram registradas 40 mortes. No ano seguinte, a quantidade de mortes por acidentes de trânsito caiu para 26. Em 2016, 24 pessoas morreram nessas condições e, em 2017, foram registrados 10 acidentes com morte no trânsito em Araçatuba.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) tem feito diversas ações de conscientização sobre o tema. Em 2017, foram realizadas 112 palestras e 12 pit stops, com a finalidade de educar adultos e crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as normas e sinalização de trânsito, bem como exercer a cidadania.

A SMMU promoveu palestras e ações de conscientização para segurança do trânsito, como uso de motocicletas e ciclomotores; Campanha Maio Amarelo, que envolveu a sociedade por um trânsito mais seguro; conscientização sobre o respeito ao pedestre e ciclista; orientações para férias escolares; conscientização sobre o uso de celular ao volante; campanha da Semana Nacional de Trânsito; conscientização sobre consumo de álcool e direção; e apoio a campanhas do Governo Federal. As campanhas seguiram temas e cronograma da Campanha Educativa de Trânsito, segundo a resolução do Contran.

De acordo com o assessor executivo da SMMU, Reginaldo Frare, as ações de conscientização e as medidas de prevenção colaboraram para que os acidentes com morte diminuíssem. “Sabemos que todo cuidado no trânsito é pouco. O trabalho da SMMU busca, além de investir em segurança no trânsito com a implantação de sinalização vertical e horizontal, informar e orientar os usuários das vias quanto às regras de trânsito e sinalização. Dessa forma, pudemos perceber que as pessoas estão mais conscientes quanto à utilização das vias”.

Conforme o Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, com o qual o Município de Araçatuba firmou convênio, a meta é reduzir em 50% o número de mortes no período de 2010 a 2020. Há previsão, de acordo com Frare, de outros investimentos para o setor.
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites