O estande de Araçatuba brilhou no segundo dia do Conexidades, em Holambra, reunindo o melhor da gastronomia típica, da cultura local, dos projetos de desenvolvimento econômico e das iniciativas ambientais da cidade.
O evento, que reúne líderes e especialistas de todo o País, acontece de 4 a 8 de agosto, na Central de Eventos Expoflora, e teve a presença marcante do município.
O prefeito Lucas Zanatta e a primeira-dama Priscila Zanatta, que preside o Conselho Deliberativo do Fundo Social, receberam autoridades estaduais e municipais, reforçando a posição de Araçatuba como referência regional. Entre os visitantes estiveram o secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena; a presidente da Câmara, vereadora Edna Flor; e a CEO do Conexidades, Silvia Melo.
Os secretários Marcelo Teixeira (Governo), Alencar Sader (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Mauro Yamanoi (Esporte) também estiveram no estande, assim como Marcelo Fernando Marques (Meio Ambiente), Vanessa Manarelli (Cultura) e Lenice Freitas (Fundo Social).
ECONOMIA E SABORES
Dentro do espaço de Araçatuba, os visitantes puderam conhecer a diversidade da economia local com produtos do setor alimentício de empresas consolidadas no município, como o grupo Catuai do Brasil, uma das mais modernas indústrias de café torrado e moído do País.
Também marcaram presença a Água Araguá, na distribuição de água mineral e sucos no estande, a Doces Vovó Nice, conhecida pela tradicional bananinha, e a Amaral Alimentos, produtora de batatas e amendoins.
CUPIM CASQUEIRADO
A experiência gastronômica foi o ponto alto, com o público sendo recebido com o tradicional cupim casqueirado, prato típico de Araçatuba e atração principal do Festival Gastronômico Municipal. O prato foi servido em parceria com o Frigorífico Better Beef, também instalado na cidade, reforçando a conexão entre produção local e identidade cultural.
Em sintonia com o tema do evento, o estande distribuiu sementes de araçá, árvore nativa que dá nome ao município, como símbolo do compromisso de Araçatuba com a preservação ambiental.
A programação do estande se completou com apresentações culturais, como o show da dupla araçatubense César & Mococa, que levou ao palco clássicos do sertanejo raiz e ajudou a criar um ambiente acolhedor para receber visitantes e autoridades.
AÇÃO SOCIAL EM DESTAQUE
Ainda dentro das ações do Conexidades, a primeira-dama Priscila Zanatta participou de uma agenda voltada à proteção das mulheres. Ela visitou o Ônibus SP Por Todas, unidade móvel da Secretaria de Políticas para a Mulher, que oferece atendimento humanizado, e anunciou com exclusividade a realização do “Dia D” da campanha Pit Stop Não Se Cale, que acontecerá em 26 de agosto, na Praça Rui Barbosa, em Araçatuba.
A iniciativa do Governo do Estado vai mobilizar motoristas de aplicativos e instrutores de autoescola para conscientização e combate ao assédio contra mulheres, em diversas cidades paulistas.
A atuação de Priscila à frente do Conselho Deliberativo do Fundo Social tem fortalecido ações sociais em Araçatuba, e sua participação no Conexidades reforçou esse compromisso de engajar a sociedade em causas de proteção e cuidado.
“Combater a violência contra a mulher é prioridade absoluta. Governo e sociedade precisam atuar juntos para garantir proteção, respeito e segurança para todas”, afirmou a primeira-dama.
UM OLHAR PARA O FUTURO
Ao encerrar as atividades do dia, o prefeito Lucas Zanatta destacou o papel de Araçatuba no Conexidades e a importância do evento para a troca de experiências entre municípios:
“Mostrar Araçatuba, mostrar nosso potencial, nossa culinária, nosso turismo, nossa cultura e nossa economia é muito significativo. Vivemos um ciclo de crescimento e prosperidade, e viemos aqui para fortalecer conexões que abrem novas oportunidades para o futuro da nossa cidade. Araçatuba está pronta para se projetar cada vez mais no cenário estadual, e este momento é a prova disso”, afirmou.
PROGRAMAÇÃO SEGUE ATÉ SEXTA
A feira continua nesta quarta-feira com debates sobre emendas parlamentares, turismo, acessibilidade, longevidade, direito público e reformas estruturantes.
O Conexidades Mulher, em sua terceira edição, segue até 7 de agosto, com discussões sobre diplomacia feminina, políticas públicas, empreendedorismo e a atuação das mulheres no agronegócio.
Além dos painéis, o público poderá visitar a Feira dos Municípios e o estande de atendimento da Uvesp, que conta com apoio técnico do Tribunal de Contas do Estado. O encerramento será na sexta-feira (8), às 18h, com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.