A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lançará nesta sexta-feira (26) dois marcos históricos para a política cultural do município. Os projetos serão apresentados às 20h, na Praça João Pessoa, durante o “Sexta no Tom”, com a presença de autoridades.
Será anunciado o Sistema Municipal de Fomento à Cultura de Araçatuba, o FomentAraçá, uma plataforma digital inédita que dará mais transparência aos processos culturais. E os novos editais do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC), com investimentos de mais de R$ 2 milhões no setor.
GESTÃO CULTURAL
A secretária de Cultura, Vanessa Manarelli, ressalta que as iniciativas representam um grande avanço na gestão cultural. E reafirmam o compromisso da administração do prefeito Lucas Zanatta com a democratização da cultura, valorizando artistas, coletivos e produtores culturais da cidade.
“Com o FomentAraçá e os novos editais do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, Araçatuba vive uma verdadeira revolução na gestão cultural. Estamos implantando instrumentos modernos, eficientes e democráticos, que fortalecem a produção artística e aproximam a comunidade da política cultural”, destaca.
FOMENTARAÇÁ
A plataforma digital FomentAraçá foi criada para centralizar todo o processo de fomento cultural: inscrições de projetos, análise, acompanhamento da execução e prestação de contas de editais, simplificando todo o processo para artistas e produtores culturais.
Segundo a Secretaria de Cultura, o objetivo da nova ferramenta é modernizar a gestão cultural, garantindo agilidade, acessibilidade e transparência para quem produz cultura, além de ampliar o controle social sobre os investimentos públicos para toda a comunidade.
NOVOS EDITAIS
Os editais do Fundo Municipal de Apoio à Cultura que serão lançados contemplam seis diferentes segmentos artísticos e culturais. O FMAC foi recriado pela Lei Municipal 8.912/2025, em adequação ao Marco Regulatório do Fomento à Cultura (Lei Federal 14.903/2024).
E está adequado ainda à Política Nacional Adir Blanc (Lei Federal 14.399/2022). Essa atualização garante segurança jurídica, transparência e democratização do acesso, consolidando Araçatuba entre os municípios que implementam políticas de fomento cultural alinhadas às diretrizes nacionais.
Nesta edição, os editais vão contemplar os segmentos: