A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizará a primeira edição do projeto Circulaê – Ação Territorial de Arte e Movimento, no dia 1º de junho, um domingo. O lançamento acontecerá na Rua São Paulo, às 10h, em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro Engenheiro Taveira.
Segundo a secretária municipal de Cultura, Vanessa Manarelli, o Circulaê será realizado todo primeiro final de semana do mês, com edições itinerantes nos bairros, com o objetivo de levar arte, cultura, esporte e cidadania para diferentes territórios do município.
PROGRAMAÇÃO
A programação incluirá apresentações musicais da Banda Bruno Zago e do músico Brunno Carvalho, além de apresentações de dança nas modalidades balé, catira e hip hop. Também serão realizadas atividades esportivas em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, feira de artesanato e recreação, incluindo pintura facial, cama elástica, brincadeiras, pipoca e algodão doce.
Entre as atividades previstas, haverá uma Batalha de Barbeiros, com cortes de cabelo masculino gratuitos.
A expectativa é de um público de pelo menos 150 pessoas por edição.
Para ampliar o acesso ao evento, será disponibilizado transporte para os cidadãos que vivem nos assentamentos Chico Mendes, Hugo Herédia e Araçás. Os ônibus buscarão os participantes às 8h30, nos assentamentos, e farão o trajeto de volta, a partir de Taveira, às 12h.
MOBILIZADOR
A secretária de Cultura explica que cada território contará com um mobilizador social. “Ele realizará escuta ativa, mapeamento de lideranças locais e articulação com coletivos e artistas da periferia”, afirma.
“Buscamos fortalecer as expressões locais e a participação comunitária. O Circulaê é uma política pública territorial. A ideia é gerar pertencimento, fomentar a economia criativa e estimular a participação cidadã por meio da arte”, conclui Vanessa Manarelli.