Araçatuba ganha título de Município de Interesse Turístico e verba anual

Publicado em 07 de Fevereiro de 2019 às 15:13 Araçatuba ganha título de Município de Interesse Turístico e verba anual

O município de Araçatuba foi classificado como Município de Interesse Turístico (MIT), após aprovação do projeto de lei pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que autorizou Araçatuba e outros 42 municípios a receberem recursos do Governo do Estado de São Paulo no valor de R$ 600 mil ao ano.

Como consta na publicação da Alesp, os MITs recebem recursos anuais do governo do Estado para serem destinados a investimentos na infraestrutura turística. A utilização da verba deve fomentar a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas da região, gerando emprego e renda, significando importante avanço que fortalece ainda mais os pequenos municípios, que são a grande maioria dos que foram contemplados na atual aprovação.

O secretário municipal de Turismo, Marcelo Astolphi Mazzei, também à frente das pastas de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho e de Desenvolvimento Agroindustrial, informa que o Turismo tem verba anual de R$ 2.332.459,00 para custeios gerais da pasta, e que a verba para o status de MIT ajudará muito Araçatuba. “Para nós, o recurso de aproximados R$600 mil é uma vitória. Uma das maiores necessidades que a cidade tem neste sentido é a sinalização turística, que possa informar e orientar os visitantes para nossos atrativos locais. A verba do municipal para o turismo, hoje, é suficiente apenas para o pagamento de funcionários e de despesas fixas. o resto é tudo na parceria”, descreve Mazzei.

O Prefeito Dilador Borges manifestou agradecimento aos deputados que foram favoráveis à aprovação do projeto e ao trabalho dos membros da administração pública municipal. “ Especialmente ao autor do projeto de lei que inclui Araçatuba como MIT, David Zaia, e Cauê Macris, Presidente da Alesp, além da deputada Analice Fernandes, da vice-prefeita Edna Flor, aos ex-secretários Petrônio e Tieza, ao atual secretário Marcelo Mazzei e todos os membros da Secretaria Municipal de Turismo (SMT), que acreditaram e mandaram o projeto com todos os requisitos exigidos pelo Estado. Parabéns!”, festeja o prefeito.

As 43 cidades paulistas contemplados com o título são: Adamantina, Araçatuba, Adolfo, Anhembi, Araçoiaba da Serra, Barra do Turvo, Bebedouro, Bocaina, Botucatu, Divinolândia, Dois Córregos, Garça, Guaíra, Ibirarema, Icém, Igarapava, Indiaporã, Ipeúna, Itapeva, Itaporanga, Itariri, Itirapina, Jaboticabal, Jarinu, Juquiá, Juquitiba, Lavrinhas, Marília, Mogi Mirim, Palmeira D"Oeste, Pauliceia, Pirapora do Bom Jesus, Pongaí, Porto Ferreira, Santa Albertina, Santa Clara d"Oeste, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São Manuel, Timburi, Três Fronteiras, Valentim Gentil e Votorantim.