Araçatuba financia R$ 685 mil em concursos para projetos culturais

Publicado em 18 de Agosto de 2023 às 11:42 Araçatuba financia R$ 685 mil em concursos para projetos culturais

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está lançando cinco editais de concursos públicos de seleção de projetos, nas mais variadas áreas e linguagens culturais, com financiamento de R$ 685 mil de recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMC).

As inscrições poderão ser feitas por meio de preenchimento de formulário online, disponível no site da Prefeitura (www.aracatuba.sp.gov.br), e também no blog da Secretaria de Cultura, no período de 21 de agosto a 6 de outubro.

Para inscrição, os artistas, trabalhadores da cultura e empresas do setor cultural deverão estar cadastrados no CMA - Cadastro Municipal de Artistas, ou no CEC - Cadastro de Entidades de Natureza Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura.

Os cinco editais poderão injetar, na cadeia produtiva cultural da cidade, o valor total de até R$ 685.000,00 (seiscentos e oitenta e cinco mil reais), distribuídos da seguinte forma:

No concurso nº 001/2023, serão selecionados até três (3) projetos para eventos culturais, com financiamento de R$60 mil a R$100 mil cada, cujo total de investimento poderá ser de até R$220 mil;

No concurso nº 002, serão até 10 (dez) projetos para circulação de shows musicais, com financiamento de R$ 12 mil cada, totalizando R$ 120 mil;

O concurso nº 003 seleciona até 4 (quatro) projetos para publicação de obras literárias de coletânea, literatura infanto-juvenil, biografia e história em quadrinhos, com investimento total de R$ 130 mil;

O de número 004 será para até 3 (três) projetos, para produção de espetáculos presenciais de teatro, circo, dança, ópera e/ou musical, ao total de R$ 105 mil;

O concurso nº 005 contempla até 4 (quatro) projetos de formação em arte e cultura, por meio de cursos e/ou oficinas de capacitação profissional, e/ou formação de artistas e demais interessados, com investimento de até R$ 110 mil.

Esclarecimento de dúvidas através do e-mail: cultura.secretaria@aracatuba.sp.gov.br ou pelo telefone 3637 3637.

Financiamento

O FMC é o instrumento de financiamento de projetos culturais de artistas, produtores, empresa do setor cultural e trabalhadores da cultura de Araçatuba, pautado em regras estabelecidas nos editais, que levam em consideração as necessidades de desenvolvimento e fomento do setor cultural na cidade e à consecução do determinado nas políticas públicas de desenvolvimento cultural, traçadas pelo Município.

A definição das linhas de financiamento dos projetos, além das necessidades do setor, também leva em consideração, as sugestões apresentadas pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais – CMPCA.