Notícias

Araçatuba evitou avanço da dengue durante a pandemia

Publicado em 08 de Novembro de 2021 às 13:23 Araçatuba evitou avanço da dengue durante a pandemia

O número de casos de dengue foi controlado durante a pandemia da Covid-19, evitando que uma epidemia lotasse ainda mais as unidades de saúde e comprometesse os cuidados dos pacientes afetados pelo novo coronavírus.

Com a instituição do projeto de setorização da cidade em maio do ano passado e a manutenção das visitas domiciliares mesmo durante o auge do distanciamento social, a Prefeitura de Araçatuba conseguiu manter o controle da doença. Neste ano, até agora, a cidade tem 1,2 mil casos. Em todo ano passado, foram 2.380. São números muito abaixo dos 7.879 casos de 2019.

Os resultados da setorização da cidade para o combate às endemias e também proliferação de animais peçonhentos como o escorpião foram apresentados na manhã desta segunda-feira (08). A diretoria e os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e da prestadora de serviços Associação Mahatma Gandhi fizeram uma exposição ao prefeito Dilador Borges e à vice-prefeita Edna Flor.

A secretária de Saúde, Carmem Silvia Guariente, enfatizou que o novo formato do trabalho ajudou a otimizar os esforços e por isso os resultados foram positivos. “Não foi preciso contratar mais profissionais para realizar o trabalho, que foi feito com maior eficiência”, destacou Carmem.

Atualmente, o trabalho de combate à dengue e controle de zoonoses é realizado por 14 equipes. São um gerente de campo, um veterinário, 90 agentes de endemias e 18 auxiliares de serviços gerais que foram uma equipe de apoio.

A vice-prefeita Edna Flor destacou ainda o trabalho dos profissionais, que foram às casas mesmo durante as restrições impostas pela pandemia. “Foram bravos em continuar cuidando da vida da nossa população mesmo quando suas próprias vidas estavam sendo colocadas em risco”, disse ela.

O prefeito Dilador Borges destacou ainda a importância da competência técnica dos gestores da saúde. Ele disse que a Prefeitura optou por ouvir os profissionais da saúde para tomar as decisões. “Temos, como gestores, de ouvir os técnicos e especialistas para tomar as melhores decisões. Os resultados apresentados hoje mostram que os caminhos foram acertados”, disse o prefeito.







(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites