Araçatuba está entre as 50 cidades mais competitivas do Brasil

Publicado em 25 de Agosto de 2023 às 17:44 Araçatuba está entre as 50 cidades mais competitivas do Brasil

Araçatuba alcançou um marco significativo ao ser classificada como a 49ª cidade mais competitiva do Brasil, de acordo com o mais recente Ranking de Competitividade dos Municípios. O levantamento, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em colaboração com a Gove Digital e a Seall, foi divulgado na quarta-feira (23) e evidencia o comprometimento da cidade com o aprimoramento contínuo de seus serviços públicos.

A pesquisa avalia um total de 410 municípios com uma população superior a 80 mil habitantes, considera 65 indicadores agrupados em treze pilares temáticos. Entre esses pilares estão sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho de Araçatuba, Laerte Rocha, expressou sua satisfação com o resultado conquistado pela cidade. Ele destacou o compromisso do município em direção ao desenvolvimento, refletido em suas políticas públicas abrangentes.

"O prefeito Dilador Borges tem nos orientado na busca por uma Araçatuba mais próspera em todo os sentidos. Nosso município, por meio de políticas públicas que vão desde a educação e qualificação profissional, até a captação de novos investimentos, tem feito um trabalho sólido para se tornar competitiva e com qualidade de vida", destacou Laerte.
Nesta edição, o ranking baseou-se em dados preliminares do Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), devido à ausência dos dados definitivos no momento da pesquisa. As cidades analisadas representam 7,36% do universo municipal e compreendem cerca de 60% da população brasileira.

Uma mudança notável foi observada entre as cinco primeiras posições em relação ao ranking anterior. Barueri (SP), que historicamente liderou o ranking, cedeu seu posto para Florianópolis (SC), que agora ostenta o primeiro lugar. Esse avanço deve-se principalmente aos notáveis progressos nos pilares de saneamento, segurança e meio ambiente. São Paulo (SP) avançou para o segundo lugar, enquanto Porto Alegre (RS) manteve-se na quarta posição. São Caetano (SP) recuou duas posições, estabelecendo-se em quinto lugar.

O feito de Araçatuba entre as 50 cidades mais competitivas do Brasil é uma conquista que reflete os esforços coordenados em direção ao progresso, qualidade de vida e excelência nos serviços públicos. Com uma visão ousada e uma dedicação implacável, a cidade se posiciona como um modelo inspirador para outras localidades em todo o país.