Araçatuba é uma das sedes do projeto estadual São Paulo Olímpico

Publicado em 20 de Março de 2023 às 17:13 Araçatuba é uma das sedes do projeto estadual São Paulo Olímpico

O Governo do Estado de São Paulo vai investir R$ 150 milhões em um projeto-piloto esportivo, a ser realizado em parceria com os municípios nas escolas, e Araçatuba foi escolhida como uma das 10 primeiras sedes.

O Programa São Paulo Olímpico, que terá aulas de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô e vôlei, para a descoberta de novos talentos nas escolas estaduais, foi anunciado nesta segunda-feira (20), pelo governador Tarcísio de Freitas. Ao todo, 600 professores de educação física serão capacitados.

O programa foi lançado juntamente ao calendário de competições oficiais da Secretaria de Esportes. Além de Araçatuba, o São Paulo Olímpico será implementado em forma de projeto-piloto em Birigui, Campinas, José Bonifácio, Limeira, Lins, Novo Horizonte, Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste e São José do Rio Preto.

O Prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, foi à capital São Paulo para o evento, realizado no Palácio dos Bandeirantes, em companhia do secretário municipal de Esporte, Lazer e Recreação, Sergio Tumelero, e da diretora de Esportes, Andréa “Saúde” Britto. “Encontramos a secretária estadual de Esportes, Coronel Helena Reis, e o secretário executivo da pasta, José Roberto Oliveira de Souza, e conversamos sobre Araçatuba e região, nossos potenciais e necessidades no âmbito do esporte enquanto responsabilidade da administração pública”, conta o prefeito.

“É uma honra, e ao mesmo tempo um sentimento de dever cumprido, recebermos a notícia de que Araçatuba, junto a Birigui e região, serão sedes desse projeto piloto. Uma prova de que a primeira aposta do Governo Estadual acontece em caráter de reconhecimento e credibilidade”, declara Dilador.

O programa São Paulo Olímpico será uma realização conjunta das secretarias estaduais de Esportes e de Educação. “A ligação entre esporte e educação será cada vez mais forte. Quantos talentos temos espalhados pelo Estado? Se dermos incentivo, eles vão aflorar. E essa turma vai fazer as bandeiras de São Paulo e do Brasil tremularem mais alto. Veremos medalhistas saindo do nosso programa e que vão inspirar outros jovens”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.

“O objetivo é formar atletas olímpicos e investir no esporte como política pública. Vamos trabalhar a sociedade e seu sentido de cidadania desde os primeiros anos da idade escolar”, afirmou a secretária de Esportes, coronel Helena Reis.

As ações serão divididas em três etapas. A primeira consiste na iniciação esportiva para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Aqueles que se destacarem serão encaminhados a Centros de Formação Esportiva a partir do 6º ano. Posteriormente, poderão ser encaminhados para o treinamento de alto desempenho.

Também acompanharam o evento o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima; e o secretário de Educação, Renato Feder.

Calendário Esportivo

O calendário oficial de competições da Secretaria de Esportes contará com 39 eventos, que serão sediados em diversos municípios do Interior. A primeira competição de grande porte serão os Jogos da Melhor Idade (JOMI), em São Bernardo do Campo, de 27 de março a 2 de abril.

Outros eventos de grande porte são os Jogos Escolares, nove copas de diferentes modalidades esportivas, o Campeonato Estadual de Futebol Professor José Astolphi e os Jogos Regionais nas oito regiões esportivas. A grande disputa de 2023 será a dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni, que neste ano chega à 85ª edição.