Araçatuba e Sebrae montam calendário do Agro e Turismo para 2024

Publicado em 21 de Fevereiro de 2024 às 18:24 Araçatuba e Sebrae montam calendário do Agro e Turismo para 2024

O Sebrae-SP, em Araçatuba, reuniu os parceiros dos setores de agronegócios e turismo nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, para planejamento estratégico das ações durante o ano de 2024 e definição de um calendário para divulgação.

A ação contou com representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Agroindustrial, de Turismo e do Meio Ambiente e Sustentabilidade, todos da Prefeitura de Araçatuba; do Sebrae-SP e dos órgãos Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), Laboratório Regional de Pesquisa de Araçatuba - Instituto Biológico, Ceagesp e Unesp Faculdade de Medicina Veterinária - Campus Araçatauba.

Os primeiros encontros apresentaram os programas do Sebrae-SP relacionados aos setores, como o ALI Rural, que atende produtores por meio do acompanhamento de um agente local de inovação; o Inova Sebrae, em parceria com Faesp e Senar (Aprendizagem Rural); e o Programa de Turismo; que capacita empresas a receberem o Selo de Qualidade “Bem Receber”.

Nesta reunião, os representantes traçaram um calendário de ações para 2024 e discutiram temas relevantes para os setores, como turismo rural, boas práticas de produção e empreendedorismo no campo.

“O desenvolvimento regional e dos setores do agronegócio e turismo só é possível com o trabalho em parceria. A reunião foi produtiva e dá início ao planejamento de ações estruturadas para 2024”, destacou a gerente regional do Sebrae-SP Silvia Furio.

A reunião contou com a participação de João Kauche e Fabiano Castilho, da Cati; Silvia Antoniali do Carmo, diretora técnica do Laboratório Regional de Pesquisa de Araçatuba - Instituto Biológico; e Carla Cristiane Assis, da Ceagesp.

Representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial estavam o assessor executivo Olair Roberto de Barros, o diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento, Joel Lourenço, e o dirigente administrativo Josê Celso Sanches Jr. Ainda pelo Município, os assessores executivos Nelson Eduardo Pereira da Costa (Turismo) e Armando Pedroni (Meio Ambiente e Sustentabilidade).

Do Sebrae-SP, participaram as consultoras Fernanda Antoniali, de agronegócios; e Sâmia Borges, de turismo. Da Central InPEV, o supervisor Cesar Augusto Santana, e o professor Hamilton Caetano, da área de produção animal e bovinocultura da Unesp.

“O trabalho surgiu a partir de uma reunião entre agentes do Sebrae e da Secretaria de Desenvolvimento Agroindustrial da Prefeitura de Araçatuba, em que decidiram unificar as ações do agro, organizando um calendário de eventos e potencializar as atividades do setor”, descreveu a consultora Fernanda Antoniali. O movimento atraiu a adesão da Secretaria Municipal de Turismo, que amplia os esforços pela variedade de segmentos turísticos, apostando alto no agronegócio, e de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que envolve assuntos como segurança e saúde animal e demais aspectos tocantes a recursos naturais e atividades coletivas, segundo o assessor executivo Olair Barros (Agroindustrial).

“Definimos o primeiro evento, será dia 25 de abril, com o tema Tecnologia de Irrigação e o Papel do Associativismo no Desenvolvimento Agrícola. Em breve, teremos todos os detalhes para divulgação detalhada", adiantou Joel Lourenço, diretor da SMDA.