Nesta segunda-feira (12), a secretária municipal Carmem Guariente e representantes dos departamentos e unidades de Saúde de Araçatuba apresentaram ao prefeito Dilador Borges e vice-prefeita Edna Flor, a 4ª edição do Troféu Luiza Matida, do Programa Estadual DST/Aids-SP, premiação dupla pelos trabalhos realizados visando a eliminação da transmissão vertical (de mãe para bebê) do vírus da aids (HIV) e da sífilis congênita, recebido em 5 de dezembro, em São Paulo-SP.
Além do troféu estadual, dois certificados em nível federal do Ministério da Saúde pelos mesmos méritos de excelência, no tocante à eliminação da transmissão de ambas as doenças virais, em consonância com os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Pan-americana da Saúde (OPAS).
Também presenciaram e celebraram a apresentação o secretário municipal de Governo, Arnaldo Vieira Filho (Dindo), e o chefe de gabinete da Prefeitura de Araçatuba, Deocleciano Borella Jr.
Segundo Carmem Guariente, foram mais de 300 municípios inscritos a nível nacional, com mais de 100 mil habitantes, e em nível estadual com todos os 645 municípios paulistas. “É um trabalho que não é novo, nem fácil. A saúde de Araçatuba, unindo órgãos públicos e privados, conquista essa excelência dupla reconhecida neste ano. Um mérito de todos e de cada um que atua nesta valorosa área”, descreve.
Edna Flor atesta a conquista. “O fato de nós, no gabinete, sermos surpreendidos com esse troféu e esses certificados é uma prova que trata-se de uma conquista legítima do trabalho de vocês, totalmente livre de qualquer peso político, comercial, ou de influência externa que qualquer natureza. O reconhecimento é merecido e nossa reverência também”, valoriza a vice-prefeita.
Dilador Borges aponta os prêmios como marcos históricos. “Desde o início de nossa administração confiei na (secretária) Carmem Guariente e que faria ótimas escolhas de seu pessoal de confiança, desde a diretoria, empresas prestadoras de serviços e profissionais. Esta não é apenas, mas sim uma enorme conquista que deve valer na memória dos que no futuro viverão sem esses problemas que agora vencemos. Valem tanto por essa vitória atual como pela noção do cuidado que as futuras gerações devem ter para evitá-los”, celebra o prefeito de Araçatuba.