Araçatuba destaca Dia do Autismo na Educação Municipal

Publicado em 31 de Março de 2022 às 15:27 Araçatuba destaca Dia do Autismo na Educação Municipal

Para marcar o do mês de abril e chamar a atenção da mídia e da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a Secretaria Municipal de Educação promoverá uma série de ações envolvendo a comunidade escolar e a sociedade em torno dessa reflexão.

A ONU (Organização das Nações Unidas) definiu como 02 de abril o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e o tema da campanha nacional de 2022 é “Lugar de autista é em todo lugar”, com a hashtag #AutistaEmTodoLugar, tema escolhido em votação popular que está em destaque no cartaz oficial estrelado por André, personagem autista da Turma da Mônica.

Sobre o personagem André

O personagem foi essencial nas campanhas de inclusão social e ajudou muitas famílias, e crianças, a compreender sem preconceitos o Transtorno do Espectro Autista. Para Maurício de Sousa, o desenvolvimento de um personagem tão complexo exige cuidado para que este não caia no terreno do estereótipo e da superficialidade. “Temos todo cuidado quando resolvemos abordar temas mais complexos. Procuramos sempre pesquisar e procurar técnicos no assunto para não passarmos informações erradas. Por isso a recepção das crianças e educadores é sempre positiva”, diz. (https://razoesparaacreditar.com/andre-turma-da-monica-autista/ )

Ações escolares

Cada Unidade Escolar está recebendo, até o dia 1º de abril, um laço azul com a identificação da ação, para ser fixado em área externa da Escola, voltado para a rua. Serão sinalizados os espaços oficiais (escolas municipais, secretarias, prefeitura) os ônibus do transporte escolar com o símbolo escolhido para representar o TEA (laço azul),

As escolas também receberão uma arte para impressão colorida de botons, a serem usados durante a semana de 04 a 08 de abril, extensivo àquelas que desejarem;

As postagens voltadas ao tema usarão hashtag #AutistaEmTodoLugarEducacaoAraçatuba com fotos de ações dos alunos em atividades alusivas e textos informativos com o objetivo de gerar conhecimento e diminuir a discriminação, preconceito, apoiando as famílias, educadores e cuidadores da nossa comunidade escolar.

Também serão escritas mensagens nos vidros dos veículos oficiais e dos servidores que desejarem, com o texto: #AutistaEmTodoLugarEducacaoAraçatuba.

Ainda durante o mês, outras ações específicas com a temática serão realizadas para expressar engajamento na causa da conscientização sobre o autismo e demonstrar a inclusão social por meio do acolhimento aos autistas e seus familiares.