A equipe Farofeiros de Orientação, que representa Araçatuba pela Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação, foi campeã na pontuação geral da Corrida de Orientação, realizada nesse domingo (20), durante os 67º Jogos Regionais da 3ª Região Esportiva, em Lins.
Com um desempenho consistente e estratégia apurada, a equipe superou as demais competidoras da categoria “outras regiões”, confirmando a força de Araçatuba na modalidade e garantindo destaque na competição. Araçatuba não apenas venceu na pontuação geral por equipe, como também garantiu duas pratas: uma no individual, com a atleta Fabiana Fukase, e outra no revezamento.
A Corrida de Orientação é um esporte desafiador no qual os competidores percorrem um trajeto determinado, passando por pontos de controle obrigatórios. Para isso, utilizam mapas topográficos e, em alguns casos, bússolas, buscando localizar os pontos no menor tempo possível. A prova pode ser realizada a pé, de bicicleta, esquiando ou em outras variações, individualmente ou em equipe, em ambientes naturais ou urbanos.
ORIGEM DO ESPORTE
Com raízes militares, o esporte nasceu na Suécia, no final do século 19, como parte dos treinamentos do exército. O primeiro evento civil aconteceu em 1897, também na Suécia, e a modalidade logo se espalhou por países como Noruega, Finlândia e Dinamarca.
A International Orienteering Federation (IOF) foi criada em 1961, e o primeiro Campeonato Mundial ocorreu em 1966, na Finlândia. No Brasil, a Corrida de Orientação foi oficializada nos anos 1970, com influência do Exército Brasileiro, e é atualmente organizada pela Confederação Brasileira de Orientação (CBO).