Araçatuba celebra missa para Santo Onofre, o primeiro padroeiro

Publicado em 13 de Junho de 2023 às 14:55 Araçatuba celebra missa para Santo Onofre, o primeiro padroeiro

Nesta segunda-feira (13), a vice-prefeita e secretária de Participação Cidadã, Edna Flor, e a secretária de Cultura, Tieza Marques, estiveram presentes na missa em comemoração ao Dia de Santo Onofre, antigo padroeiro de Araçatuba. A celebração ocorreu na capela que fica na Avenida Mário Covas, tombada como patrimônio histórico, e foi conduzida pelo padre Jefferson Monsani, da Paróquia São João Batista e São Judas Tadeu.

A presença da vice-prefeita Edna Flor e da secretária de Cultura Tieza Marques na missa ressalta a importância de preservar as tradições e valorizar o patrimônio cultural do município. Ambas reafirmaram o compromisso da administração municipal em promover ações que valorizem a cultura local e fortaleçam o sentimento de identidade local.

"Foi uma honra participar da missa em celebração ao Dia de Santo Onofre, que já foi o padroeiro de Araçatuba. É importante preservarmos e valorizarmos as tradições históricas do nosso município. A capela, que é tombada como patrimônio histórico, possui uma história rica e significativa para a comunidade", disse a vice-prefeita e Secretária de Participação Cidadã, Edna Flor.

A secretária de Cultura, Tieza Marques destacou que a preservação do patrimônio cultural é uma das prioridades. “A capela de Santo Onofre é um símbolo importante da nossa história e identidade como cidade. Estamos empenhados em promover ações que valorizem e difundam a cultura local, e participar dessa missa foi uma forma de reafirmar nosso compromisso", afirmou.

HISTÓRIA
A primeira capela de Santo Onofre na cidade foi construída entre 1912 e 1914 em homenagem ao santo, sob a iniciativa de José Cândido, líder dos sertanistas da época. Infelizmente, em 1915, um incêndio destruiu completamente a capela, que era feita de madeira. No entanto, com o apoio de um casal de devotos, a capela foi reconstruída em uma propriedade rural, às margens da estrada de ferro, e inaugurada em 25 de março de 1919, com uma missa celebrada pelo frei Ricardo Deno.

Devido a mudanças estruturais na ferrovia, a capela precisou ser realocada do seu local original. Em 1921, o bispo diocesano de Botucatu, dom Lúcio Antunes de Souza, durante uma visita a Araçatuba, solicitou que o padroeiro fosse alterado para Nossa Senhora Aparecida. A capela, então, foi transferida para o local onde se encontra atualmente, na Avenida Mário Covas, número 3.230. Na década de 1990, passou por uma reforma e, em setembro de 1997, foi oficialmente tombada como Patrimônio Histórico Municipal pelo Condephaat.

A figura de Santo Onofre era conhecida e venerada por sua intercessão pela cura do alcoolismo, o que torna sua história ainda mais relevante para a comunidade.