Notícias

Araçatuba avança no apoio aos coletores de material reciclável

Publicado em 20 de Outubro de 2021 às 17:12 Araçatuba avança no apoio aos coletores de material reciclável

Ajudar na remuneração dos coletores de recicláveis e também dar apoio de assessoria administrativa às cooperativas e associações formadas por eles. Estes são os principais pontos discutidos em uma reunião realizada nesta quarta-feira (20) entre representantes da Prefeitura de Araçatuba e a empresa especializada em soluções ambientais Pragma, de Brasília (DF). O encontro aconteceu no gabinete da prefeita Edna Flor.

Esta instituição atua como um elo entre segmentos que buscam soluções inovadoras para superar desafios e alavancar seus negócios fazendo a ligação entre empresas e cooperativas. Ela ajuda as empresas a atenderem às exigências da legislação ambiental ao mesmo tempo em que auxilia as cooperativas e associações de coletores na parte administrativa e comercial.

A técnica da Pragma, Michele Almeida, anunciou que, em Araçatuba, foi firmado um contrato com a Cooper Araçá, que hoje tem 19 membros e que trabalha com todo o material da coleta seletiva realizada na cidade. A partir de agora, os membros da cooperativa vão receber também uma ajuda financeira por produtividade, além de aprenderem sobre administração e venda. Ela também visitou a Acrepom. Nos próximos dias, ela também irá conhecer iniciativas como estas em outros municípios, como Andradina.

Michele explicou que a Pragma é especialista em logística reversa de embalagens pós-consumo e por isso oferece uma solução eficiente para que empresas de diferentes portes cumpram suas obrigações legais. Para os coletores está sendo oferecida a adesão ao Programa Recupera, que trabalha com logística reversa, atentando às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A Logística Reversa é um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos.

A prefeita Edna Flor disse que ficou muito entusiasmada com o trabalho e lembrou que Araçatuba hoje tem uma cultura forte de reciclagem. “Conseguimos reestruturar nosso aterro e por meio da coleta seletiva e de campanhas de conscientização estamos avançando muito neste sentido”, disse ela.

O secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Lucas Proto, apresentou os projetos realizados na cidade e salientou, também, que a administração tem buscado soluções constantes. “Temos uma diretriz muito focada na educação ambiental e manejo dos resíduos”, afirmou.







(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites