Araçatuba atualiza plano diretor do Turismo visando investimentos no setor

Publicado em 13 de Setembro de 2021 às 10:08 Araçatuba atualiza plano diretor do Turismo visando investimentos no setor

Araçatuba está realizando uma série de reuniões com empresários ligados ao turismo para buscar ideias e colher informações visando criar um plano de investimento público e privado para os próximos anos. Tudo o que for colhido nestes encontros fará parte da revisão do plano diretor do setor.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e também de Turismo, Marcelo Astolphi Mazzei, todos os demais membros da prefeitura também estão sendo convidados a participarem desta discussão.

Nesta semana, inclusive, a vice-prefeita Edna Flor e todos os outros secretários e reuniram com o consultor Carlos Leal Rodrigues, no Paço Municipal, para discutirem como cada um pode colaborar com este processo.

Segundo Edna Flor, é muito importante que a cidade toda seja envolvida na construção do plano diretor e que a administração esteja unida no propósito de ajudar.

“O turismo, todos sabemos, é a maior indústria empregadora do planeta. E Araçatuba tem se desenvolvido muito nos últimos anos no setor, mas nosso potencial é muito, muito maior. Fico feliz em perceber que todos estão empenhados e acredito muito em um futuro promissor neste sentido”, afirmou a vice-prefeita.

Mazzei explicou que os encontros temáticos que estão acontecendo e vão continuar acontecendo com diversos setores do trade turístico são estrategicamente importantes para que o plano diretor seja “consistente e factível”.

“Esta atualização é necessária porque Araçatuba é um MIT (Município de Interesse Turístico) e precisa revisar o plano diretor a cada três anos. E como estamos querendo nos tornar uma estância turística, é importante que todos participem, colabore e se envolvam depois na execução”, explicou o secretário.

FUTURO

A Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria de Turismo (SMT), e o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) iniciaram o processo com o objetivo de alavancar Araçatuba ao título de Estância Turística.

A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo faz, periodicamente, uma reavaliação dos municípios do estado de São Paulo a fim de mantê-las ou desclassificá-las como MIT (Município de Interesse Turístico), ou ainda classificar tal município como Estância Turística, atual objetivo de Araçatuba.

A ação principal desse processo consiste na transmissão de dados e informações do ramo turístico da cidade ao Governo Estadual. Para isso, é necessário que os prestadores de serviços turísticos do município facilitem a entrega de informações para a Secretaria Municipal de Turismo o quanto antes.

“Vamos informar quantos hotéis temos, o total de todas as ofertas de acomodação, restaurantes e pratos principais de cada um, todos os eventos realizados e que exercem atração turística, fluxo de turistas pela rodoviária, aeroporto e estradas, pessoas que vão ao comércio fazer compras, entre outras informações. Buscamos engajar a cidade nessa conquista de Estância Turística”, informa Mazzei.