Araçatuba apresenta plano para imigrantes, refugiados e apátridas

Publicado em 10 de Fevereiro de 2023 às 12:18 Araçatuba apresenta plano para imigrantes, refugiados e apátridas

A Prefeitura de Araçatuba pretende colocar em prática um plano de acolhimento, integração e acompanhamento para atender à população de imigrantes, refugiados e apátridas. O documento foi desenvolvido pelo comitê criado pela administração para tratar deste assunto. O grupo é composto por servidores de diversas secretarias. Atualmente, cerca de 120 estrangeiros vivem em condições de vulnerabilidade no município.

Os detalhes do projeto foram apresentados nesta sexta-feira (10) ao prefeito Dilador Borges e à vice-prefeita Edna Flor. Entre as ações previstas estão ajuda para regularização de documentação; inscrição destes cidadãos em atividade que vão desde o ensino da língua à profissionalização, passando pelo acesso ao esporte, ao lazer, à educação e à saúde; proteção à mulher e aos membros do grupo GLBTQIa+ e valorização da diversidade, entre outros. Estão previstas também campanhas de combate à xenofobia.

O membro do comitê, Edson Neves Terra Júnior explicou que os próximos passos do programa incluem a realização de um evento para detalhar o plano para a sociedade e explicar as ações às famílias que serão atendidas.

O prefeito Dilador Borges destacou que Araçatuba é uma cidade muito acolhedora e que a administração vai trabalhar para que este plano seja norteador de ações afirmativas que garantam a cidadania a esta parcela da população.

“Araçatuba é uma cidade acolhedora e que está realmente preocupada em dar garantias básicas a quem quer vir viver aqui. Temos que lembrar que há anos já estamos oferecendo serviços a estas famílias que estão em vulnerabilidade social. Muitos já estão até conseguiram emprego por meio dos programas que já oferecemos. Este plano, que é bem abrangente, vai nos garantir mais assertividade com a participação de todas as nossas secretarias no esforço para oferecer o melhor serviço”, disse o prefeito.

A vice-prefeita e secretária de Participação Cidadã, Edna Flor, lembrou que mais de diversas entidades não-governamentais já desenvolvem projetos para atender aos imigrantes, refugiados e apátridas e que este plano contempla parcerias importantes. “Temos que cuidar dos direitos humanos destas famílias e acredito que a união de forças será importante neste sentido.

Participaram ainda da apresentação do plano os secretários Suzeli Denys de Oliveira (Assistência Social) e Arnaldo Vieira Filho, Dindo (Governo). O comitê também teve a representação dos membros Nalva da Silva Oliveira (Desenvolvimento Econômico), Abílio Aparecido Peres Júnior (Educação) e Nilton César Bozolan (Saúde).