Araçatuba anuncia nova arborização urbana no Dia da Árvore

Publicado em 20 de Setembro de 2022 às 17:48 Araçatuba anuncia nova arborização urbana no Dia da Árvore

Está programado para quarta-feira (21), quando se comemora o Dia da Árvore no Brasil, o plantio de 50 mudas que representam o novo mix de espécies nativas para arborização urbana em Araçatuba, por iniciativa e realização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS).

Em duas fases, primeira às 9h, serão plantadas 20 mudas na Lagoa das Flores, localizada na rua José Caetano Ruas, 217-281 – Jardim América; e à tarde, outras 20 mudas na sede da SMMAS, na avenida Dr. Alcides Fagundes Chagas, 222, bairro Aviação, em área de preservação permanente (APP) do córrego Bela Vista. Também serão plantadas mais 10 mudas no Parque Ecológico Baguaçu, na rua Baguaçu, 1259, Vila Santo Antônio.

O secretário municipal Lucas Proto (SMMAS) acrescenta que toda essa ação será conjunta à multiplicação de uma comunicação oficial da Secretaria para com os viveiros e produtores de mudas, para que adequem seus mixes à nova arborização urbana do município “Vem sendo comprovado por estudos ao redor do mundo e preconizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela OMS (Organização Municipal da Saúde) que se obtenha a cobertura vegetal de 20% a 30% de copas de árvores nativas na área urbana. Isso favorece a resiliência do ecossistema, pois as árvores nativas ajudam na migração da avifauna, principalmente, que são semeadores e polinizadores, trazendo abrigo, morada e alimentação para as mesmas, e trazem a segurança para os munícipes, que, além do apelo ornamental, por conviverem melhor em nossa área urbana, são adaptadas ao solo e clima da região, diminuindo gradativamente os problemas de quedas repentinas, etc”.

“Estamos trazendo um novo marco, de 80 espécies nativas da região, que conseguem ser plantadas na arborização das calçadas. Esse comunicado será feito amanhã, 21 de setembro”, adianta Proto.

O secretário lamenta que a programação seria muito maior, pois seriam de 70 a 100 mudas a serem feitas amanhã, simultaneamente nas escolas municipais, mas muitas das unidades cancelaram a participação em razão das chuvas.