Em menos de 24h, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu transferir todas as crianças internadas no Pronto-Socorro Municipal (PSM) para atendimento na Santa Casa de Araçatuba. As transferências ocorreram entre a noite de ontem e a manhã de quinta (10), após diversas tentativas frustradas em hospitais de São José do Rio Preto, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Assis, Votuporanga, entre outros.
O secretário de Saúde, Daniel Martins, há dias vinha buscando alternativas com o Departamento Regional de Saúde (DRS-2) para o encaminhamento de 12 crianças, inclusive uma de 18 dias. Ele afirma que, apesar de toda a atenção da equipe do PMS, a estrutura não é adequada para oferecer o atendimento para esses pacientes, especialmente porque quatro delas estavam em estado grave.
“O risco de morte de pelo menos uma dessas crianças era altíssimo! Por isso, buscamos todas as alternativas possíveis para encaminhar esses pacientes”, ressaltou o secretário.
COMPRA DE VAGAS
Como há 10 dias houve determinação judicial para suspender encaminhamentos de pacientes neonatais e pediátricos à Santa Casa, a Prefeitura considerou a possibilidade de compra de vagas na rede privada. A medida chegou a ser anunciada pelo prefeito Lucas Zanatta na noite de ontem, mas os trâmites e os valores exorbitantes inviabilizaram a decisão.
Na busca de solução para o caso, o secretário revelou que esteve pessoalmente, na tarde de ontem, na Promotoria de Araçatuba e manteve contato constante com o DRS-2. “Com os responsáveis regionais da Saúde do Estado, reforcei a situação crítica das crianças e os riscos que elas estavam correndo no Pronto-Socorro. Mas, novamente, a resposta é que não havia vagas pediátricas no Interior”, ressaltou.
NOVO APELO
A situação só começou a ser resolvida à noite, após um novo apelo à Santa Casa de Araçatuba para acolher as crianças. “Toda nossa gratidão aos profissionais do hospital, pois a medida, certamente, salvou a vida dessas crianças”, contou, com emoção.
A decisão de proibir a transferência de crianças para as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e neonatal da Santa Casa de Araçatuba foi tomada pelo juiz da Vara da Fazenda, Danilo Brait, em 31 de março. A lotação do hospital e a recuperação judicial do hospital embasaram a sentença.