Notícias

Ao contrário da maioria das cidades, Araçatuba garante 2ª dose para 100% dos grupos

Publicado em 18 de Maio de 2021 às 16:09 Ao contrário da maioria das cidades, Araçatuba garante 2ª dose para 100% dos grupos

Araçatuba está se destacando entre as poucas cidades que não deixaram de vacinar a população com a segunda dose da vacina contra Covid-19. Diversas cidades aguardam recebimento de vacinas para dar seguimento à vacinação, enquanto Araçatuba não deixou de vacinar nenhum grupo, nem atrasou a data de vacinação.

Isso ocorre porque a Secretaria de Saúde fez um planejamento junto com a Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica com relação às doses remanescentes, ou seja, se havia 1 mil doses remanescentes, a Secretaria de Saúde vacinava 500 pessoas a fim de garantir a segunda dose para a pessoa que recebeu a primeira.  

Segundo a secretária de Saúde, Carmem Guariente, não há falta de vacinas como nos demais municípios. “Muitas cidades optaram por antecipar demasiadamente a vacinação considerando as doses remanescentes, o detalhe é que não deixamos de vacinar ninguém dos grupos prioritários. Fizemos um planejamento estratégico da vacina no departamento de Atenção Básica e no agendamento, que possibilitou toda a organização e assistência de qualidade para a população evitando as aglomerações”.

Hoje Araçatuba tem quantitativo de 100% de todo o grupo que recebeu a primeira dose. Ou seja, a cobertura para a segunda dose da vacina é de 100%.

A cidade priorizou no início alguns grupos e otimizou o atendimento ao grupo de acamados. Inclusive, esse foi um dos primeiros grupos para o qual houve antecipação da vacinação com a segunda dose, utilizando as doses remanescentes. A secretaria de Saúde também ampliou a vacinação aos trabalhadores da saúde que, até então, não tinham recebido doses o suficiente.

Segundo a diretora da Atenção Básica, Cristiane de Almeida, Araçatuba ainda irá receber mais 700 doses do Governo Estadual para vacinar trabalhadores da Saúde.



(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites