Anfiteatro no bairro Pinheiros recebe nome de violonista

Publicado em 03 de Setembro de 2018 às 17:05 Anfiteatro no bairro Pinheiros recebe nome de violonista

Na noite do último sábado (1º), a Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), promoveu uma cerimônia para homenagear José Calixto Marques de Oliveira, músico violonista de Araçatuba.

O anfiteatro da praça Florisval de Oliveira, no bairro Pinheiros, recebeu o nome do músico, falecido há 14 anos. Houve descerramento da placa de denominação e discursos do prefeito Dilador Borges, da secretária municipal de Cultura, Tieza Marques e de Maria Angélica Calixto, filha, e de José Calixto Marques de Oliveira, irmão do homenageado.

De acordo com Tieza, o anfiteatro da praça Florisval de Oliveira é um recurso excelente para a propagação de atividades artísticas. “Temos utilizado com bastante frequência esse local. Vivemos em um lugar de clima quente e as atividades a céu aberto são sempre bem vindas. A praça é um local de reunião do povo, podendo oferecer alternativas para a distração e o entretenimento, melhor ainda. Essa região da cidade é enorme e um anfiteatro é um benefício que a comunidade deve cuidar com muito carinho”.

O prefeito Dilador Borges agradeceu a presença dos familiares de José Calixto e destacou a importância do músico para Araçatuba. “Tive a oportunidade de participar de alguns eventos em que José Calixto se apresentou. Essa é uma homenagem simples diante de todo o trabalho que ele compartilhou com as pessoas”.

Na sequência, amigos de José Calixto prestaram homenagens ao músico e, como parte do programa Um dia de Música, o Grupo Raízes do Samba também se apresentou, levando ao público sambas de várias décadas.

O homenageado, José Calixto Marques de Oliveira, foi um dos músicos violonistas mais notáveis de Araçatuba, reconhecido por seus pares pelo país afora e tinha grande habilidade no violão clássico. Além de seu talento, deu grande contribuição para a formação de vários outros músicos e também para a política cultural de Araçatuba como diretor de cultura na Prefeitura.