Alunos da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Cristiano Olsen, de Araçatuba, assistiram, nesta sexta-feira (16), no auditório da Secretaria de Educação, a peça teatral “O segredo de Léo”, da Companhia Bom Humor. O objetivo foi conscientizar o público sobre a temática da prevenção ao abuso e exploração sexual infantil.
O espetáculo reuniu 108 alunos dos 1ª e 2ª anos do ensino fundamental. A atividade foi realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Participação Cidadã, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio.
A ação faz parte da campanha “Faça Bonito – proteja nossas crianças e adolescentes”, e abriu a programação prevista para sensibilizar a comunidade e reforçar a rede de proteção e enfrentamento da violência sexual infantojuvenil no município.
RESPONSABILIDADE
A secretária de Assistência Social e Participação Cidadã, Marianne Fornageiro, destacou a importância de abordar o tema com responsabilidade. “A informação é que dá conhecimento e possibilita que a criança também aprenda a se proteger dessa situação triste que causa muitos traumas. A peça transmitiu a mensagem com uma linguagem simples, respeitando a faixa etária das crianças”, afirmou.
Conforme a secretária municipal de Educação, Heloisa Helena Vieira de Melo, a prevenção é a melhor maneira de cuidar e proteger as crianças. “É de suma importância a conscientização das crianças sobre os abusos, principalmente o sexual. Nosso objetivo é alertá-las que este tipo de abuso também acontece por meio da internet”, frisou.
LÚDICA
Com uma linguagem voltada ao público infantil, a peça narra a história de Léo, de 9 anos, que se isolou do mundo. Trancado no quarto, ele não brinca, não vai à escola e não fala com mais ninguém. O silêncio do menino esconde um segredo terrível e doloroso.
De uma forma lúdica e acessível, “O segredo de Léo” equilibra humor e emoção para transmitir com sensibilidade e de maneira eficiente o delicado tema do abuso sexual infantil. Um convite à reflexão sobre o cuidado, a escuta e a proteção das crianças.
Idealizado em 2013, o texto do projeto é de autoria do ator e coordenador da produtora Bom Humor, Eduardo Amaral. O elenco da peça é composto por Amaral e também pelo ator e músico Diogo Boaventura, com produção assinada pelo produtor cultural e publicitário Paulo Sisko.
REDE MUNICIPAL
Com parceria da Secretaria Municipal de Educação, a peça teatral será apresentada para os alunos do ensino fundamental da rede de ensino a partir de junho. A ação é financiada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Araçatuba, por meio da destinação do imposto de renda.
Após as apresentações, os professores irão reforçar o tema dentro de sala de aula, com atividades ou conversas de forma adequada à faixa etária. Os alunos também irão receber o gibi educativo “O segredo de Léo”, da produtora Bom Humor. Serão distribuídos cinco mil exemplares.