A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, intensificou as ações de educação e fiscalização no trânsito nos primeiros dez meses de 2025, buscando promover maior conscientização e o respeito às normas entre os condutores.
O foco do trabalho é garantir que motoristas e pedestres compreendam a importância de seguir a legislação e a sinalização viária para a convivência harmoniosa nas vias públicas.
A secretaria realizou, nestes primeiros dez meses do ano, um trabalho articulado, com a execução de mais de 16 mil serviços neste sentido. A área de Educação para o Trânsito realizou 46 ações, englobando desde a Escolinha de Trânsito e Palestras (12 de cada) até a realização de Pits Stop (17) e Cursos de Pilotagem (5). Essas iniciativas visam levar o conhecimento das regras e a importância do comportamento prudente diretamente à população.
Paralelamente, o trabalho de fiscalização e intervenção na infraestrutura foi significativo. Os agentes de trânsito executaram 7.316 serviços, com destaque para 2.946 fiscalizações e 2.712 averiguações de trânsito.
SINALIZAÇÃO
O investimento em infraestrutura e manutenção da sinalização é outro pilar desta ação. No que tange à sinalização horizontal, foram executados 1.553 serviços pela própria secretaria, e a empresa terceirizada realizou 555 serviços adicionais.
A revitalização da sinalização de “Pare” foi um ponto de atenção, somando 447 revitalizações pela secretaria e 526 pela empresa terceirizada.
A sinalização vertical registrou 1.502 serviços, incluindo a implantação ou substituição de 384 placas de “Pare”, e 41 instalações de segregadores para fechamento de canteiro.
Além disso, a manutenção de semáforos resultou em 330 serviços, sendo 74 resets e 50 reprogramações de plano intermitente, os mais frequentes. A secretaria também se dedicou à questão da vegetação, com 131 podas realizadas para desobstrução de vias e placas.
ESFORÇO CONTÍNUO
Para o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Júlio César dos Santos, o trabalho integrado é a chave para os resultados positivos.
“Os números demonstram um grande esforço da nossa equipe em todas as frentes de trabalho. Desde a aplicação do conhecimento nas escolas e nas ruas, até a intensa manutenção da sinalização e a presença constante da fiscalização, estamos trabalhando para ordenar o fluxo de veículos e pessoas em nossa cidade. O objetivo é sempre o mesmo: incentivar que cada condutor e pedestre faça a sua parte, respeitando as regras, pois a atenção e o cumprimento da lei são fundamentais para que todos cheguem aos seus destinos sem intercorrências”, avalia.