O projeto “Trajetórias Artísticas - de Araçatuba para o Mundo” traz, em 16 de setembro (sábado), das 10h ao meio-dia (12h), o Encontro Virtual com Renata Cruz, artista visual e educadora residente em São Paulo-SP.
O encontro virtual, via Google Meet, é gratuito, com mediação de Zé Renato Gimenes, com total de 20 vagas e já está com inscrições abertas, pelo Sympla:
https://www.sympla.com.br/encontro-virtual-com-renata-cruz--projeto-trajetorias-artisticas---de-aracatuba-para-o-mundo__2148026
A proposta do encontro é a artista compartilhar suas experiências profissionais e contar os passos de sua trajetória artística desde que saiu de Araçatuba para o mundo, aberto para interações dos participantes inscritos e a artista.
A realização é da ZRG Produções Culturais e Tatarandá Produtora Cultural, com o apoio da Prefeitura Municipal de Araçatuba - Secretaria Municipal da Cultura, Fundo Municipal de Apoio à Cultura, Conselho Municipal de Políticas Culturais. Programa de Fomento à Cultura - 2022.
Sobre Renata Cruz
Renata Cruz vive e trabalha em São Paulo, Brasil. Em seu trabalho procura criar narrativas abertas e não lineares, onde estão presentes diferentes visões, vozes e outras manifestações da vida. Se apropria de recortes de textos literários, ouve relatos e histórias pessoais e os organiza com imagens e fragmentos do mundo.
Graduada em Comunicação Visual, UNESP, Bauru, SP; Educação Artística, UNAERP, Ribeirão Preto, SP, fez cursos como aluna estrangeira na Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid, Espanha e pós-graduação em Arte Integrativa no Anhembi Morumbi, São Paulo. Entre as exposições que participou estão: 2023: Entre la tragédia y la belleza, ¿qué hacer? - The Clemente, Nova York, Estados Unidos; 2022, Temporada 40 de exposições - Espacio de Arte Contemporáneo, Montevideu, Uruguai; 2021, Biblioteca: Floresta - Sesc Belenzinho, São Paulo, SP; 2021 Amanhã é Agora - Festival Labverde; 2020, Amazona - Instituto Adelina, São Paulo, SP; 2019, Reserva O abismo não nos separa ele nos cerca - Espaço Cultural Porto Seguro, São Paulo, SP; 2018, Para sempre e um dia MARP Museu de Arte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP; 2017, Para sempre e um dia - Galeria Blanca Soto Madrid, Espanha; 2016, Kaetemiru, tempo para mudança - Aomori Contemporary Art Center, Aomori, Japão; 2015, No reino dos camuflados, área de soltura - Espacio Titilaka, Lima, Peru. Como educadora, além de sua prática de oficina, participa de projetos colaborativos nas Américas que conectam arte, educação e pensamento autônomo. Atualmente dá aulas no Instituto Tomie Ohtake e no Sesc Pompéia em São Paulo, e é artista docente do projeto Escuelita en Casa, no bairro do Queens, em Nova York.
www.renatacruz.net