Notícias

Troféu Odette Costa 2025

Publicado em 16 de Abril de 2025 às 19:00 Troféu Odette Costa 2025

Troféu Odette Costa 2025 homenageia a pianista Maria Cecília Raab

A Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba realiza no dia 29 de maio, a partir das 19h, na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, a cerimônia do 22º Troféu Odette Costa. A premiação celebra iniciativas, grupos e personalidades que se destacaram no fortalecimento da cultura local, promovendo sua valorização, resistência e diversidade.

As indicações no período de maio de 2024 a  abril de 2025 para o Troféu estarão abertas entre os dias 17 e 28 de abril, e poderão ser feitas diretamente pelo site da Secretaria Municipal de Cultura (www.aracatuba.sp.gov.br/cultura). Qualquer pessoa pode participar indicando artistas, ações ou coletivos que se destacaram no último ano. Não é necessário preencher todas as categorias, e cada indicação deve vir acompanhada de uma descrição da ação realizada ou um link de apresentação.

A partir das indicações do público, a escolha dos premiados será realizada por votação do Conselho Municipal de Políticas Culturais, entre os dias 5 e 7 de maio.

 

 

 

 

 

São 12 as categorias para indicação:

  1. Ações Culturais
  2. Teatro
  3. Cultura Urbana
  4. Cultura Popular
  5. Dança
  6. Literatura
  7. Música
  8. Produção Cultural Independente
  9. Artes Visuais
  10. Audiovisual
  11. Artes Circenses
  12. Educador Cultural

 

HOMENAGEM

Além das categorias premiadas, a edição de 2025 homenageará a pianista Maria Cecília Raab, referência no cenário musical da cidade e inspiração para gerações de artistas com sua trajetória dedicada à formação e à difusão da música.

 

O TROFÉU

Instituído pela Lei Municipal 4.905 de 1996, a premiação anual é um marco de reconhecimento no âmbito municipal de “personalidades que se destacarem no setor cultural”, cabendo, segundo dispõe a lei, “à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo a indicação dos homenageados, mediante critério por ela adotado”.

Nesse sentido, o Troféu Odette Costa extrapola o caráter de mérito cultural, sendo, a partir da indicação dos cidadãos e da comunidade cultural local, um reconhecimento simbólico e afetivo, que destaca a importância dos fazedores de cultura do município para a construção de uma sociedade mais criativa, plural e consciente de seu patrimônio cultural, a saber, a sociedade em que eles próprios estão inseridos.

Fique por dentro cadastre-se e receba nossas novidades diretamente em seu email
Fale Conosco: (18) 3637- 3736
R. Anita Garibaldi, 75 - Centro Política de Privacidade Global Websites