O Anfiteatro José Calixto está localizado na praça Florisval De Oliveira no Conjunto Habitacional João Batista Botelho, um espaço amplo para realizações de eventos culturais ao ar livre, local esse com capacidade ampla de público levando em conta ser um local aberto e de fácil acesso aos munícipes do bairro.
O anfiteatro homenageia José Calixto Marques de Oliveira, músico, violonista de Araçatuba.
Para mais informações Secretaria Municipal de Cultura numero 3637-3736
O Cineteatro Sílvia Regina Teodoro é parte integrante do CEU das Artes de Araçatuba, inaugurado em 25 de maio de 2019, à época nomeado como Estação Cidadania. É destinado à exibição de filmes, ensaios e apresentações teatrais e musicais, bem como para a realização de encontros, reuniões, cursos de capacitação e oficinas.
Com capacidade para 60 lugares, o espaço é devidamente equipado com rotunda ao fundo, equipamentos de iluminação cênica, telão de 120 polegadas e retroprojetor, além de camarim com banheiro e sala de projeção com computador, mesas e rack de luz e som.
Reinaugurado em 20 de novembro de 2021, durante um evento de comemoração à Consciência Negra, o Cineteatro da Estação Cidadania recebeu, através da Lei Ordinária Nº 8403/2021, o nome de Sílvia Regina Teodoro, renomada atriz araçatubense vítima de um câncer em março do mesmo ano.
Horário de funcionamento: Quando não há agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h
O Teatro Aberto Tom Jobim, situado na vibrante Praça João Pessoa, irradia uma atmosfera encantadora que cativa tanto crianças quanto adultos em busca de momentos de lazer enriquecedores.
Este espaço, oferece um refúgio acolhedor onde visitantes podem se perder em exposições cativantes e performances memoráveis.
Com sua capacidade íntima de aproximadamente 200 lugares, o teatro promove uma experiência envolvente, onde cada espectador se sente parte de algo maior, imerso na magia do palco e no talento dos artistas.
O teatro aberto homenageia Antônio Carlos Jobim, mais conhecido como Tom Jobim, foi um renomado compositor, pianista, maestro, arranjador e cantor brasileiro, amplamente reconhecido como um dos maiores expoentes da música popular brasileira e um dos criadores da bossa nova.
Informaçoes Secretaria Municipal de Cultura 3637-3736
Originalmente, o Teatro Castro Alves compunha o complexo do Intec Instituto Noroestino de Trabalho, Educação e Cultura. Atualmente, possui uma bilheteria, 215 (duzentas e quinze) poltronas, palco medindo 7 (sete) metros de largura por 7 (sete) metros de profundidade, devidamente equipado com rotunda no fundo e três pernas de tecido em cada lateral, 2 (dois) camarins com banheiros, equipamentos de som e luz e cabine técnica com mesa e rack de luz e som.
O Intec foi entidade idealizada e implantada por Franco Baruselli, que foi seu primeiro gestor e, portanto, o primeiro gestor do teatro, cuja programação era definida por Paulo Grobe. O complexo do Intec funcionava onde hoje está instalada a Casa da Cultura Adelino Brandão e foi inaugurado em 1968.
O Teatro Municipal Castro Alves foi reinaugurado em 2011. Do complexo original, resta apenas a área do teatro, registrando-se a perda do painel que ornamentava sua entrada, pintado pelo artista italiano Franco da Sermide.
O teatro homenageia Castro Alves que foi um renomado poeta brasileiro do século XIX, reconhecido por seu engajamento político e social, além de sua expressiva contribuição para a literatura brasileira.
Horário: Quando não há agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h
Com capacidade de 180 lugares, é dotado de palco medindo 10 (dez) metros de largura por 6 (seis) metros de profundidade, devidamente equipado com rotunda no fundo e três pernas de tecido em cada lateral, um camarim com banheiro, um mezanino, um piano, equipamentos de som e luz e cabine técnica com mesa e rack de luz e som.
Em sua estrutura técnica, o teatro abriga um piano de cauda da marca Kwai, o que ressalta a vocação natural do espaço para recitais e concertos.
Ao longo do ano, seu uso é contínuo, intensificando-se nos meses finais, o que resulta em média anual de 250 eventos realizados no local, sempre com casa cheia. Em média, contabiliza-se público de 180 pessoas por evento, o que resulta em público de mais 2 mil espectadores/ano.
O Teatro Municipal "Paulo Alcides Jorge" integra Complexo Cultural Bandeiras, que reúne ainda, a Biblioteca Pública Municipal "Rubens do Amaral" e o Saguão das Artes "Mildred Lourdes Pacitti".
Horário: Quando não há agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h