Oficina: Como um roteirista constrói uma história?

Com base nos livros "O herói de mil faces", "A jornada do escritor", "Save the cat", entre outros, a oficina se propõe a ensinar aos alunos o conceito de estrutura narrativa, que funciona para roteiristas profissionais e iniciantes, que desejam desenvolver histórias para cinema, TV e outros formatos, como literatura, teatro, HQ, games, etc. Na primeira metade da oficina, vamos entender o conceito de narrativa clássica, Jornada do Herói e detalhar os principais pontos estruturais de uma história. Para ilustrar a teoria, diversos exemplos do cinema e da TV serão citados. Ao final da parte teórica, os alunos vão entender como construir uma estrutura narrativa para qualquer história. 

 

Sobre o oficineiro:

André Pacano é Roteirista e Produtor de conteúdo audiovisual. Trabalhou 6 anos como Produtor Multimídia do MIS-SP. Como roteirista para TV, desenvolveu a 2ª temporada de "Os Under-undergrounds" (TV Cultura/Nickelodeon), série finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022; o especial "Dia de Brincar" (Nickelodeon) e o programa "Som e Prosa" (TV UNESP). É diretor e roteirista do curta-metragem “Reflexos deLa”, premiado em 2 festivais com 5 prêmios. Presta serviços de roteiro para Snack Content, escrevendo para influenciadores e clientes como VIVO, RI HAPPY, SHELL e Guaraná Antártica - considerada o melhor perfil de TIKTOK pelo TIKTOK AWARDS - entre outros. Atualmente, trabalha como roteirista na Editora Infinitoon, um aplicativo brasileiro de webcomics, onde adapta obras literárias para o formato de HQ, além de desenvolver histórias originais. É formado em Comunicação Social: RTV pela UNESP - Bauru, em Roteiro pela AIC, em Direção de Cinema e Direção de Fotografia pela LAFilm e em Roteiro de Animação pela Benditas NarrAtivas. 

 

PROGRAMA PONTOS MIS

O Museu da Imagem e do Som está à frente do Pontos MIS, que é de formação e difusão cultural em todo o estado de São Paulo. As cidades parceiras – que somam em torno de 120 – recebem sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando novos agentes e público para a cultura e o cinema.

Informações pessoais
Nome*
Email*
Idade*
Telefone*
Profissão*
Como soube da oficina?*
Fique por dentro cadastre-se e receba nossas novidades diretamente em seu email
Fale Conosco: (18) 3637- 3736
Parcerias:
R. Anita Garibaldi, 75 - Centro Política de Privacidade Global Websites