A Prefeitura Municipal de Araçatuba
Ex-Prefeitos
Oscar Luiz Ribeiro Gurjão Cotrim

Oscar Luiz Ribeiro Gurjão Cotrim

De 1977 a 1982

O médico Oscar Luiz Ribeiro Gurjão Cotrim foi prefeito de Araçatuba entre 1º de fevereiro de 1977 a 15 de maio de 1982. Nasceu em 1º de março de 1923, em São Paulo. Era filho de Antenor Gurjão Leite Cotrim e Heloisa Ribeiro Gurjão Cotrim.

 

Dr. Cotrim formou-se em 1948 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), especializando-se como cirurgião geral. Em 1954, decidiu trabalhar no Interior de São Paulo, mudando-se para Mirandópolis. 

 

Quatro anos depois, foi convidado para trabalhar em Araçatuba. Atuou como médico na Cooperativa Agropecuária do Brasil Central (Cobrac), Grupo Aralco, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Associação dos Fornecedores de Cana da Alta Noroeste (Afcana). 

 

POLÍTICA
Na política, liderou o movimento UPA (União Pró-Araçatuba), criado em 1970 em oposição aos grupos de João Batista Botelho (Cuiabano) e Sylvio José Venturolli, que tinham alternância no poder desde 1960.

 

Dr. Cotrim foi eleito vice na chapa do prefeito Waldir Felizola de Moraes, que administrou Araçatuba entre 1º de fevereiro de 1973 a 31 de janeiro de 1977.

 

PREFEITO
Eleito prefeito, Dr. Cotrim assumiu o comando do Executivo em 1º de fevereiro de 1977. 

 

Em 15 de maio de 1982, afastou-se do cargo para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa (Alesp). Como seu vice, o engenheiro Aguinaldo Ferraz, já havia renunciado dois anos antes, quando foi decretada a prorrogação de mandato por mais dois anos, o Executivo passou a ser comandado pelo vereador Antônio Saraiva.

 

Saraiva foi eleito presidente da Câmara e ficou sendo o sucessor natural de Dr. Cotrim em caso de afastamento, com a condição de que o colega Hélio Pereira de Souza, o Helião, assumisse o comando da Mesa Diretora em seu lugar. 

 

Dr. Cotrim se afastou do cargo de prefeito porque foi convidado pelo deputado federal Jorge Maluly Netto, que era candidato à reeleição, para sair candidato a deputado estadual, fazendo uma dobradinha. Maluly também ajudou financeiramente na campanha. 

 

Saraiva, então, assumiu o Executivo e Helião passou a comandar a Câmara.

 

O médico concorreu a deputado estadual, mas não se elegeu e nem retornou ao cargo de prefeito.

 

PIONEIRISMO
Após ter se dedicado à carreira política, Dr. Cotrim decidiu exercer apenas a Medicina. 

 

Considerado um dos pioneiros na área de cirurgia no Noroeste do Estado de São Paulo, morreu em 25 de junho de 2010, aos 87 anos, vítima de uma pneumonia. O médico não tinha filhos. Seu corpo está sepultado no cemitério da Saudade, em Araçatuba.

 

HOMENAGEM
No dia 27 de maio de 2012, Dr. Cotrim foi homenageado pelo governo do Estado. O Ambulatório Médico de Especialidades de Araçatuba (AME) recebeu seu nome. O deputado estadual João Caramez, autor do projeto, esteve na cidade para a solenidade de descerramento da placa. 

 

Caramez ainda entregou para o sobrinho do Dr. Cotrim, Carlos Galvani, uma placa, destacando a importância de seu tio à saúde, política e história de Araçatuba.

 

O deputado atendeu pedido da vereadora araçatubense Tieza. "Seus pacientes tinham grande estima pelo Dr. Cotrim, sendo admirado por seus colegas e respeitado pelos munícipes por sua conduta séria, ética e respeitosa, em todos os papéis desempenhados, especialmente no de prefeito desta cidade", afirmou Tieza em ofício enviado ao parlamentar.

(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites