O vice-prefeito Nelson Pires assumiu o comando do Executivo entre 16/12/1989 e 14/02/1990.
BIOGRAFIA
Nelson Pires nasceu em Bilac, no dia 17 de janeiro de 1938, e faleceu em Rio Preto, em 17 de setembro de 2007, aos 69 anos. Foi casado com Maria Zoraide Carvalho Pires e deixou quatro filhos: Maria Aparecida, Ana Sílvia, Nelson Pires Júnior e Luciana Andrea.
Nelson Pires faz parte da história de Araçatuba, sendo responsável pela criação de loteamentos. Também atuou durante 14 anos como vereador. Foi vice-prefeito e assumiu o comando do Executivo por três meses. Era advogado, formado pelas Faculdades Toledo.
LOJA DE CONFECÇÕES
Nelson veio para Araçatuba ainda criança e começou a trabalhar aos 13 anos em uma loja de confecções (Casa Brasileira). Foi contratado como faxineiro e chegou a gerente.
Aos 26 anos de idade, iniciou a carreira de empreendedor, fazendo o primeiro loteamento, no Jardim Brasília, em 1964.
Em 1968, foi eleito vereador pela primeira vez. No mesmo ano, foi responsável pelo loteamento do Jardim Esplanada.
Nelson Pires também foi produtor rural, ajudando o pai, Manoel Pires, que hoje dá nome a um bairro de Araçatuba.
Em 1972, foi reeleito vereador, sempre com votação expressiva.
PRESIDENTE DA CÂMARA
Nelson Pires foi reeleito em 1976 - seu último mandato na Câmara Municipal -, sendo o mais votado e assumindo a Presidência. Em sua administração, organizou os arquivos do Legislativo, compilando todas as leis.
Em 1982, graças ao seu trabalho atuante na liderança do Legislativo, saiu candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo professor Sylvio José Venturolli. Mesmo sendo os mais votados, não foram eleitos.
Em 1988, foi eleito vice-prefeito na chapa com a prefeita Germínia Dolce Venturolli, que exerceu o mandato entre 1989 e 1992.
Nelson Pires assumiu a Prefeitura por três meses, entre 16 de dezembro de 1989 e 14 de fevereiro de 1990, durante o período de recuperação de dona Germínia, que teve problemas cardíacos. Sua esposa, Maria Zoraide, que era presidente do Fundo Social de Solidariedade, acumulou a função de primeira-dama.
No segundo mandato de Germínia (1997 a 2000), Nelson assumiu a função de secretário municipal de Indústria e Comércio. Durante sua gestão, participou do movimento para criação da Cooperativa do Polo Hidroviário de Araçatuba (Cooperhidro), incentivou o plantio de soja na região e a criação da Hidrovia Tietê-Paraná.
Nelson Pires sempre encabeçou as campanhas políticas dos amigos Sylvio e Germínia Venturolli. Em 2000, ao final do segundo mandato de Germínia, assim como o casal, deixou a política e se aposentou.