Gaspar Prado de Souza foi o terceiro intendente de Araçatuba. Sua administração durante pouco mais de três meses, em 1924.
INTENDÊNCIA
Quando foi fundada, Araçatuba era comandada por um Conselho de Intendência Municipal, formado por nove membros. Um dos intendentes era escolhido presidente e tinha o papel semelhante ao de um prefeito. Os outros atuavam como vereadores, mas sem esta nomenclatura.
Com a Revolução de 1930, as intendências foram dissolvidas e os chefes do Executivo passaram a ser chamados de interventores, nomeados pelo governador. Um conselho de notáveis, formado por membros da comunidade, poderia dar sugestões, fazer críticas e propostas, mas o interventor não era obrigado a cumprir.
A Constituição de 1946 deu mais autonomia aos estados e municípios, criando os atuais cargos de prefeito e vereador, que passaram a ser eleitos novamente pelo povo em 1947, assumindo o primeiro mandato em 1948.
ASSASSINATO
Gaspar Prado de Souza assumiu o cargo de intendente após a morte do seu antecessor, Hermílio de Magalhães Pinto, que foi assassinado durante uma emboscada na Praça Rui Barbosa.
Souza governou a cidade entre 2 de agosto e 25 de novembro, quando foi sucedido por José Gomes do Amaral.