A Prefeitura Municipal de Araçatuba
Ex-Prefeitos
Antônio Barretos dos Santos

Antônio Barretos dos Santos

De 2004 a 2004

Antônio Barreto dos Santos, conhecido como Barreto, foi vice no primeiro mandato do prefeito Jorge Maluly Netto, assumindo o comando do Executivo temporariamente entre os dias 9 e 26 de janeiro de 2004.

 

BIOGRAFIA

Barreto nasceu em 24 de fevereiro de 1943 em Ilhéus, na Bahia. É casado com Laila Aparecida Colebrusco.

 

Sua família mudou-se para Araçatuba quando ele tinha 16 anos de idade. 

 

 A saída de Ilhéus, juntamente com os pais e seis irmãos, foi em um caminhão pau-de-arara (veículo coberto com lona e bancos de madeira), parando em São Paulo para fazer parte de um sistema de imigração da época.

 

 Em seguida, foram para Valparaíso (SP) trabalhar na lavoura de algodão da Fazenda dos Ingleses. Depois, a família se mudou para a Fazenda Nova Vida, em Mirandópolis (SP), para trabalhar com café.

 

 JORNALISMO

 Aos 16 anos de idade, Barreto mudou-se para Araçatuba, onde começou a trabalhar no jornal "A Comarca”, exercendo a função de auxiliar de revisão. Aos 20 anos, já ocupando o cargo de diretor da empresa, pediu demissão e ajudou a fundar o jornal Folha da Região, tendo como sócios o jornalista Odorinho Perenha e o técnico em oficinas Luiz Deleteze.

 

 Barreto destaca que a Folha da Região já "nasceu muito forte", instalando sucursais em Birigui e Penápolis. Vendeu a Folha para o jornalista Genilson Senche e o empresário Hélio Pereira de Souza. O jornal acabou se transformando em um dos maiores do Interior do Estado, chegando a ter mais de 200 funcionários.

 

 Barreto também fundou o Diário de Birigui e comprou o jornal Noroestino, na mesma cidade. Fundou jornais semanais também nas cidades de Mirandópolis, Pereira Barreto, Valparaíso e Penápolis. 

 

 RÁDIO E TV

 Barreto foi um dos fundadores da Rádio Cidade de Araçatuba, hoje Clube FM. Também ajudou a fundar as rádios Auriflama e São Carlos. Fundou ainda a emissora de televisão TV Interior-SBT, tendo como sócio o deputado federal Jorge Maluly Netto e o empresário Chaim Zaher.

 

COMÉRCIO

Barreto fundou, ainda em Araçatuba, uma fábrica de cadernos (Caderno Criativo) e o Centro Automotivo Pneu B (Pneu Barreto).

 

GOVERNO MALUF

Barreto ocupou os cargos de diretor regional da Secretaria da Promoção Social e de coordenador regional da Defesa Civil, ambos durante a administração do governador Paulo Maluf.

 

COHAB CRHIS

Em 1980, Barreto foi eleito diretor financeiro e administrativo da Companhia Regional de Habitações de Interesse Social (Cohab Crhis), empresa pública de economia mista que é de propriedade de 34 municípios das regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto, atuando em todo o Estado.

 

Em 1986, foi eleito diretor-presidente da Cohab Crhis pelo conselho de administração, ocupando a função por 31 anos, com eleições realizadas a cada três anos.

 

Durante 37 anos na empresa, Barreto coordenou a construção de oito mil casas em Araçatuba e mais de 51 mil no Estado de São Paulo. Destaque para um Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho, construído em Sorocaba, com 3.506 residências, sendo considerado, na época, o maior da América Latina.

 

Em 2018, decidiu deixar a Cohab Crhis. Hoje, atendendo a um pedido dos membros, exerce o cargo de presidente do Conselho de Administração da empresa.

 

POLÍTICA

Barreto foi um dos fundadores do Partido da Frente Liberal (PFL) em 1986, assinando o livro de fundação em Brasília (DF) como delegado do Estado de São Paulo. Foi presidente até 2010, quando, a convite do então deputado estadual Gilberto Kassab, deixou a legenda para participar da fundação do Partido Social Democrático (PSD), do qual foi presidente regional até 2020.

 

 Barreto foi candidato a deputado estadual nas eleições de 1998, 2002 e 2006, recebendo sempre expressiva votação, mas ficando como suplente.

 

PREFEITURA

Barreto coordenou três campanhas vitoriosas do deputado federal Jorge Maluly Netto.

 

Em 2000, elegeu-se vice-prefeito de Araçatuba na chapa encabeçada por Maluly Netto, que comandou o Executivo, pela primeira vez, entre 1º de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2004.

 

Barreto assumiu temporariamente a Prefeitura entre 9 e 26 de janeiro de 2004.

 

HABITAÇÃO POPULAR

Antônio Barreto dos Santos é técnico em Contabilidade, professor, jornalista, pedagogo e advogado. Como professor, lecionou em escola pública de Araçatuba, trabalhando na Índio Poti e José Cândido, além da Universidade Soler.

 

Atualmente, atua como advogado, sem deixar o trabalho na área de habitação popular, em uma parceria com o empresário Paulo Guerra por diversos municípios da região.

 

HOMENAGENS

Pelo reconhecimento dos relevantes serviços prestados para muitos municípios quando comandava a Cohab Crhis, Barreto foi agraciado com 28 títulos de cidadão, com destaque especial para as cidades de Araçatuba e Aparecida do Tabuado (MS).

 

Foi agraciado também com a Medalha 9 de Julho, pela Câmara Municipal de Araçatuba.

(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites