Encontro no Salão Azul da Prefeitura de Araçatuba, na manhã de 31 de agosto, quinta-feira, encerra o estágio em Saúde Pública (ou Saúde Única) dos médicos veterinários residentes do segundo ano do Programa de Residência em Medicina Veterinária da Unesp Araçatuba.
O grupo fez parte, por dois anos, do Projeto ARBOLE. “Nesse processo, a parceria com a Unesp Veterinária é ampla, com pesquisas científicas e aprimoramentos, projetos de intervenção que impactam positivamente no controle e combate às zoonoses em nosso município”, explicou Cristiane Camargo de Almeida, diretora do Departamento de Assistência Basica e Central de Regulacão, na Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba.
Desde 2017, a Secretaria de Saúde trabalha a integração Ensino-Serviço-Comunidade, entre a gestão municipal e as instituações de ensino superior no município, formalizada pelo COAPES - Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Serviço, em 2019.
“Desde então, a Secretaria de Saúde organiza junto às instituições de ensino as necessidades de campos de práticas para estágios curriculares obrigatórios, distribuindo-os pelos serviços de saúde da rede municipal, a partir de planejamento semestral com cada gestão dos serviços e os coordenadores dos cursos da área de saúde”, detalha a diretora.
Tais processos estão ligados, principalmente, à Educação em Saúde, voltados a capacitações, aprimoramentos, treinamentos dos profissionais de saúde na rede pública municipal e de momentos que trabalhem a integração ensino-serviço, aproximando a universidade da realidade do serviço e vice versa.
O encontro contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Carmem Silvia Guariente, do diretor da Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba – UNESP Araçatuba/SP, Prof. Ass. Dr. Cecílio Viega Soares Filho, e da diretora Patrícia de Oliveira Souza, da EMEB Profª. Anna dos Santos Barros, representando a Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba.