A Prefeitura de Araçatuba informa que, nesta quarta-feira, 1º de maio, começam a funcionar as 60 câmeras de segurança instaladas em vários pontos da cidade. O objetivo é de combater a criminalidade, coibir descartes irregulares de lixo e entulho e fiscalização de trânsito.
As câmeras estão instaladas nos pontos de entrada da cidade a fim de possibilitar a identificação de todos os veículos que adentram à cidade. Além disso, haverá câmeras em outros pontos que possibilitarão traçar o trajeto que tais veículos venham a realizar na cidade.
As unidades de monitoramento também possibilitarão a verificação de descarte irregular de entulho e lixo, o monitoramento do ponto de apoio aos ciclistas, instalado no bairro Água Limpa, e a fiscalização de trânsito por meio de videomonitoramento em alguns cruzamentos semaforizados, visando coibir a ocorrência de acidentes causados pelo desrespeito às normas de circulação.
ESTRUTURA
Integradas a um sistema de inteligência artificial, as câmeras fazem parte do Sistema Hórus, disponibilizado pela empresa Camerite Sistemas S.A., que é uma avançada ferramenta de inteligência artificial, especializada na análise dinâmica de vídeo proveniente de câmeras de monitoramento cujas imagens ficam armazenadas em nuvem.
Na última quinta-feira (25), representantes das secretarias municipais de Segurança e da Mobilidade Urbana e agentes da Polícia Civil e da Polícia Militar participaram de um treinamento sobre o novo sistema de monitoramento de câmeras.
As imagens do sistema, integradas à plataforma Detecta, serão disponibilizadas à Polícia Militar e a Polícia Civil, além da Guarda Municipal e da Mobilidade Urbana.
ADVERTÊNCIA
Todos os locais onde estarão instaladas as câmeras empregadas na fiscalização de trânsito serão sinalizados com placas indicativas com os dizeres “Fiscalização de trânsito por videomonitoramento”.
O secretário de Mobilidade Urbana, Osny Caldeira, explica como vão funcionar as câmeras empregadas na fiscalização de trânsito. “Em caso de infração de trânsito, será enviada uma notificação ao condutor, da mesma forma da fiscalização feita presencialmente pelo agente. Entretanto, durante o mês de maio, aproveitando o ‘Maio Amarelo’, que é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito, as notificações feitas por meio do sistema de videomonitoramento terão caráter educativo e não gerarão multas para os infratores. O proprietário do veículo receberá uma “notificação educativa” para que se conscientize e corrija sua forma de proceder no trânsito.”
INVESTIMENTO
O contrato com a empresa responsável pelo serviço foi assinado no final de dezembro. Nesse primeiro ano estão sendo investidos R$ 889 mil, entre o custo de implantação e mensalidades, valor custeado com recursos próprios.
Cruzamentos com câmeras voltadas à fiscalização de trânsito:
Av. João Arruda Brasil x Rua Marcílio Dias
Av. Araçás x Rua Bandeirantes
Av. Araçás x Rua Duque de Caxias
Rua do Fico x Rua Antônio Gomes do Amaral
Av. Pompeu de Toledo x Rua Duque de Caxias
Av. Brasília x Rua Paulista
Av. Prestes Maia x Rua Marcílio Dias.