Publicado em 22 de Maio de 2024 às 09:48 Oficina “Contação de histórias com objetos” anima noite da Biblioteca Rubens do Amaral

Na noite de terça-feira (21), foi realizada na Biblioteca Municipal a oficina “Contação de histórias com objetos”, ministrada pela Cia UsFulano, que é composta pelos atores Nilton Marques e Sandro Machado.
O teatro de objetos é considerado uma vertente do teatro de animação ainda pouco estudada no Brasil. Este termo surgiu na década de 80 e diz respeito a encenações onde o foco principal está voltado para objetos prontos, deslocados de suas funções utilitárias, e que se tornam personagens na cena. Acredita-se que o teatro de objetos é herdeiro de movimentos artísticos plásticos e teatrais que se desenvolveram ao longo do século XX e discutiam o sentido da obra de arte, as possibilidades expressivas dos objetos e a relação destes com os indivíduos e com a sociedade.
Através da oficina pretendeu-se estimular o olhar dos alunos para a ressignificação e reutilização de objetos como possibilidade de arte, fazendo-os pensar no teatro de objetos como uma vertente ativa dos movimentos artísticos que utilizam os objetos em suas construções poéticas e críticas, possibilitando descobertas por meio de suas potencialidades criadoras. Os alunos aprenderam a criar cenas teatrais, utilizando-se da manipulação de objetos, exercitando a capacidade de improvisar. Os participantes foram professores da rede municipal de ensino.

Fique por dentro cadastre-se e receba nossas novidades diretamente em seu email
Fale Conosco: (18) 3637- 3736
R. Anita Garibaldi, 75 - Centro Política de Privacidade Global Websites