Nos dias 3 e 4 de julho, ocorreu uma formação para as professoras e professores da Escola Municipal de Dança, a partir da parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Educação, a respeito da temática da inclusão, no Saguão Mildred Lourdes Paciti, da Biblioteca Municipal de Araçatuba.
No primeiro dia, as/os docentes foram guiadas/os pela Dirigente da Divisão de Educação Especial e Inclusiva, Profa. Esp. Beatriz Aparecida Campos Aguiar, junto a Profa. Dra. Mariane Savioli, Orientadora Pedagógica; ambas profissionais da área de AEE (Atendimento Educacional Especializado).
A formação abordou diversos aspectos fundamentais, como a potencialização do desenvolvimento das crianças inclusivas e a promoção de harmonia entre todos os alunos, além de estratégias para lidar com situações de estresse. Foi enfatizado que a dança desempenha um papel crucial na inclusão, não apenas para crianças atípicas, mas para todas, incluindo aquelas com baixa autoestima.
"Inclusão é o processo de trazer para o nosso mundo pessoas que de alguma maneira foram retiradas dele", destacou Beatriz Aparecida Campos Aguiar.
No segundo dia, 04 de julho, o foco foi integralmente voltado para a Dança, com uma palestra conduzida pela Profa. Dra. Thais Castilho Taiacol Candido, Orientadora Pedagógica de Arte, da Secretaria Municipal de Educação.
Thais orientou os profissionais da Escola Municipal de Dança sobre a importância das vivências corporais para o desenvolvimento do ser humano, trazendo reflexões para a elaboração de aulas mais convidativas, lúdicas e brincantes.
Ademais, auxiliou a pensar na construção de oficinas diferenciadas, em especial de Dança Contemporânea, que instiguem crianças com distintas infâncias, corpos, características e necessidades expressivas. Nesse processo, aprofundou-se a questão da inclusão, reforçando atitudes pedagógicas que podem auxiliar no planejamento das aulas junto a crianças atípicas: rotina, antecipação, recursos, clareza, sensibilização e cuidados com as atividades de abstração.
"Esse tipo de treinamento nos ajuda a aprender cada vez mais sobre inclusão e como aplicá-la no dia a dia com nossas crianças na Escola Municipal de Dança, garantindo que todos possam tirar proveito das aulas", ressaltou a Secretária de Cultura, Tieza Lemos Marques.
Essa iniciativa não apenas fortalece o compromisso da Secretaria de Cultura com a inclusão, mas também capacita os educadores e educadoras para promover um ambiente de aprendizado, onde todas as crianças se sintam valorizadas e incluídas.