O tema da jornada é "Que vou ser quando crescer?" baseado em um poema do escritor Carlos Drummond de Andrade, que este ano completa 30 anos de falecimento.
Segundo a organização, o objetivo da jornada é aproximar o leitor do autor, por isso escritores que pertencem a Academia Araçatubense de Letras farão um ciclo de palestras em escolas municipais e particulares durante toda a semana.
Em esclarecimento a dúvidas sobre limitação de vagas, Maria Salomé Rodrigues Macedo, diretora de Cultura da SMC, reforçou que todos os eventos são abertos ao público em geral, mas com prioridade a alunos da rede municipal de ensino.
Haverá apresentações de teatro e oficinas culturais de alunos das escolas da rede municipal de ensino no Teatro Paulo Alcides Jorge, durante toda a semana, nos períodos da manhã e da tarde, além de intervenções, visita monitorada na biblioteca e uma feira de troca de livros entre os alunos, além de intervenções culturais da produtora Pimenta Cultural com os alunos.
Na sexta-feira (15), das 14h às 16h na Praça Getúlio Vargas, acontece o "Piquenique Literário", no qual 120 alunos de escolas municipais participarão de brincadeiras e contação de histórias.
EVENTOS NOTURNOS
11/09
18h: Vivências Literárias: exposição de cases dos professores da rede municipal de ensino.
20h: Mesa redonda com tema "Os desafios da leitura literária nas escolas" - convidados: Patrícia Cardoso e Antônio Luceni. - 100 vagas
Teatro Paulo Alcides Jorge e Biblioteca Municipal Rubens do Amaral
12/09
19h30: Abertura com contação de histórias pela orientadora Roberta
Palestra com a escritora Dra Marta Martins da Silva, tema "Cardápio Literário segundo o desenvolvimento da criança de 0 a 11 anos." - 200 vagas
Teatro Paulo Alcides Jorge e Biblioteca Municipal Rubens do Amaral
13/09
19h30: no Teatro Castro Alves, apresentação da Peça Teatral Havemos de Amanhecer. (SESC). Inspirada em poemas de Carlos Drummond de Andrade, a peça mostra a busca pelo 'eu' sem tirar o olhar do outro, e mostrando também o que acontece em sua volta. De uma maneira geral, aborda as coisas que as pessoas preferem não dividir com ninguém. Com trabalhos anteriores ligados à literatura, João Paulo Lorenzon, diretor, autor e ator da peça, busca novamente nas letras a inspiração para uma história.
14/09
18h: Vivências Literárias: exposição de cases dos professores da rede municipal de ensino.
20h: Abertura com contação de histórias pela orientadora Daniela
Palestra com o escritor e ilustrador Thiago Mazucato, tema "Literatura infantil e filosofia: um diálogo possível". 200 vagas
Teatro Paulo Alcides Jorge e Biblioteca Municipal Rubens do Amaral
15/09
19h30: no Teatro Aberto Tom Jobim (Praça João Pessoa), encerramento da Jornada com Sarau Literário da Academia Araçatubense de Letras
20h30: Show "100 Anos de Samba", com Talita Rustichelli e o grupo Correndo Atrás.