Comemorações do Dia de Santo Onofre

Publicado em 17 de Junho de 2024 às 12:02 Comemorações do Dia de Santo Onofre

Na manhã da quinta-feira (13), teve início a exposição de aquarelas “Capela Santo Onofre, Ascensão”, do artista Dayton Roger. No dia anterior, 12, dia das comemorações a Santo Onofre, duas telas da exposição enfeitaram o altar onde ocorreu uma missa, celebrada pelo padre Jefferson Antônio da Silva Monsani, da Paróquia São João e São Judas, a qual a capelinha está vinculada.

Os eventos organizados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, em homenagem a Santo Onofre têm caráter cultural, tendo em vista que o santo foi o primeiro padroeiro de Araçatuba e a capela dedicada a ele é tombada, por lei, como patrimônio histórico.

O dia de Santo Onofre é comemorado no dia 12 de junho, dia de sua morte. Esse santo é conhecido como padroeiro da fortuna e intercessor pelo combate ao vício do alcoolismo. Sua história é contada por São Pafúncio, que o encontrou no deserto. Em seu relato, Pafúncio diz que Onofre foi um eremita, educado em um mosteiro perto de Tebas, que viveu por muitos anos, sozinho, no deserto, porque teve uma visão que o orientava a viver uma vida solitária e de oração, da mesma maneira que São João Batista. Onofre dizia que Deus o confortava e o alimentava diante da fome e sede, durante todo o seu tempo de profunda solidão. São Pafúncio assistiu quando um anjo deu a eucaristia a Onofre antes de sua morte, no dia 12 de junho.

Para fazer memória desse fato de nossa história, além da missa realizada anualmente, no local onde está a Capela Santo Onofre – na Avenida Mário Covas, 3230 –, a Secretaria de Cultura, por meio do Departamento de Preservação do Patrimônio Histórico, realiza a exposição de aquarelas “Capela Santo Onofre, Ascensão”, aberta ao público, das 8h às 17h de 13 a 21 de junho (exceto aos sábados e domingos), no Saguão das Artes “Mildred Lourdes Pacitti”, localizado no Complexo Cultural Bandeiras, na rua Armando Sales de Oliveira, s/nº, onde funcionam também, a Biblioteca Municipal Rubens do Amaral e o Teatro Paulo Alcides Jorge.

Fique por dentro cadastre-se e receba nossas novidades diretamente em seu email
Fale Conosco: (18) 3637- 3736
R. Anita Garibaldi, 75 - Centro Política de Privacidade Global Websites