Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de Araçatuba e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo realizará, nos dias 14, 15 e 16 de setembro, a Jornada do Patrimônio Paulista 2018, evento que visa valorizar a história do município, aproximar o público de patrimônios históricos e culturais e valorizar o potencial turístico por meio de visitas guiadas a patrimônios edificados e roteiro de passeios e atividades pela cidade.
De responsabilidade da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), a Jornada do Patrimônio Paulista teve um projeto piloto em 2017, com participação de 15 municípios do estado. Cada um dos 42 municípios participantes deste ano é livre para organizar a programação.
Uma das atrações é acontece no dia 14, sexta-feira, nos períodos da manhã (8h) e tarde (14h), em que18 ônibus, com alunos da educação municipal e estadual, percorrerão um trajeto onde estão localizados os principais prédios históricos da cidade. Em cada um desses prédios, pelo menos dois guias turísticos farão explanações a respeito da sua importância histórica.
A secretária da SMC, Tieza Lemos Marques, descreve o processo de escolha dos patrimônios históricos. “Levamos em conta três fatores: importância histórica, tempo disponível e logística. Foram identificados 18 de 65 prédios considerados históricos. Acabamos definindo um percurso um pouco restrito em razão do horário, que deve coincidir com o escolar. Os ônibus passarão por esses locais. Um monitor entrará no ônibus e discorrerá sobre o prédio em questão, não sendo possível a visitação”.
“A reverência ao passado deve estar na raiz da cultura de qualquer sociedade e o respeito aos seus símbolos deve ser cultivado. São manifestações únicas, expressões de nossa cultura plantadas pelos que nos antecederam. Precisamos valorizar e proteger essas representações senão a história se perderá”.
A Jornada é de realização da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura Municipal de Araçatuba, através das secretarias municipais de Cultura, de Governo, de Educação, de Esporte, Lazer e Recreação, de Mobilidade Urbana, de Segurança e de Turismo. Também é correalizadora a Diretoria Regional de Ensino de Araçatuba.
CITYTOUR
Os locais a serem percorridos durante o Citytour são: Centro Cultural Ferroviário (antiga Oficina de Locomotivas) – tombado Condephaat; Vila Ferroviária: 24 residências + 6 residências; Vila Ferroviária: Museu Ferroviário – fachada tombada; Vila Ferroviária: Musicam – Museu do Som, da Imagem e da Comunicação “Alcides Mazzini”; Vila Ferroviária: Museu Histórico e Pedagógico “Marechal Cândido Rondon” – tombado Condephaat;Vila Ferroviária: Caixa D`Água NOB (Av. Araçás x Fund. Vicente Franco);Vila Ferroviária: Praça do Relógio (Terminal Urbano);Vila Ferroviária: Plataforma de embarque;Hospital da Estrada (atual Pronto Socorro Municipal);Casa da Fanfarra Municipal (sobradinho da rua Rosa Cury);Casa da Cultura “Adelino Brandão” (sede da Secretaria Municipal de Cultura) – tombamento municipal;MAAP – Museu Araçatubense de Artes Plásticas (Casa da Cultura) – tombamento municipal;Teatro Municipal “Castro Alves” (Casa da Cultura) – tombamento municipal;Praça São Joaquim;Sede da Acrepom (primeiro Cemitério de Araçatuba);CATI – Posto de Sementes (início da Avenida Mário Covas);Cobrac – Centro Comercial (Avenida Mário Covas);Capelinha de Santo Onofre (Avenida Mário Covas); Basical (barracões); Santuário São João Batista e São Judas Tadeu; Praça São João; Cine São João / Teatro São João; Templo Budista Hongwanji (Rua Fernando Costa); Templo Budista Nambei Honganji (Rua Santos Dumont); Escola José Cândido (Rua Rintaro Takahashi); Centro Cultural Nipo Brasileiro; IE Manoel Bento da Cruz; Escola Leonísia de Castro (principalmente a calçada); Colégio Nossa Senhora Aparecida; Escola Cristiano Olsen (primeira escola estadual) e Praça Rui Barbosa.
PROGRAMAÇÃO
JORNADA DO PATRIMÔNIO PAULISTA 2018