Agenda Cultural

Narrativas de ontem, hoje e amanhã

23/10/25 - 31/10/25 Em mais de 20 espaços públicos e privados
Narrativas de ontem, hoje e amanhã

A cidade de Araçatuba se prepara para o evento cultural “Narrativas de ontem, hoje e amanhã”, que acontecerá de 23 a 31 de outubro de 2025. Realizado através de recursos da Política Nacional Aldir Blanc, tem como objetivo celebrar a palavra em suas diversas formas e conta com uma programação gratuita, além de atrações para todas as idades.
Com o tema “Somos feitos de histórias”, o projeto se destaca por sua proposta de descentralização das atividades, levando a cultura para além dos espaços tradicionais, de maneira que sua programação acontece em mais de 20 locais diferentes, incluindo escolas municipais e estaduais, bibliotecas públicas e privadas, pontos de cultura, o CEU das Artes, o auditório do Unitoledo, o Centro de Tradições Afro de Araçatuba, o Senac, o Pontão de Cultura Obadará Africanidade, a Academia Araçatubense de Letras, entre outros, buscando resgatar e fortalecer a relação da comunidade com esses espaços.

Principais Atrações e Destaques da Programação

Encontros com Autores: o evento terá a presença da aclamada escritora Cidinha da Silva, que participará da mesa literária “Produção de infinitos” no dia 23 de outubro, mediada por Cintia Brasileiro. Além de Cidinha da Silva, outras personalidades participarão de contações de histórias e bate-papos. Também teremos a mesa “Coração na aldeia, pés no mundo” com as escritoras indígenas Auritha Tabajara e Luana Guarani. Oficina e encontros com a escritora premiada Monique Malcher; e a mesa com o ilustrador Orlandeli e o autor Bruno Inácio, que abordarão “O poder das narrativas gráficas”. Rafaela Tavares Kawasaki, escritora selecionada pelo edital Rumos Itaú Cultural, contará sobre “Venha Ver a Revoada”, romance onde a autora transforma a experiência dekassegui em literatura. Os autores convidados são reconhecidos com importantes prêmios literários, como o Jabuti e o Biblioteca Nacional.

Oficinas e Palestras: haverá a oportunidade de participar de palestras e oficinas de escrita literária, HQ, ilustração, cordel e até mesmo a produção de bonecas Abayomi com o Coletivo Baobá, valorizando a tradição e a diversidade cultural. Entre as palestras, destaca-se: “O futuro é ancestral: do teatro ao filme”, com as produtoras culturais Rafaela Cândido e Geovanna Leite, que acontecerá no auditório do Unitoledo e abrirá a programação noturna do dia 23 de outubro. Entre as oficinas, destacam-se: “A tradição oral afro-brasileira e seus ensinamentos” com Ekeji Eliandra e Wagner Barreto, “Tecendo o invisível” com Monique Malcher e “Contando pequenas histórias” com Orlandeli.

Apresentações Artísticas: a programação inclui exposições, contações de histórias, sarau, shows musicais com artistas como Be'atriz Costa e Talita Rustichelli, e apresentações teatrais como a performance “Cemitério dos Vivos”, inspirada na obra de Lima Barreto, junto ao Coletivo Lima.

Valorização da Comunidade Local: o evento também promove bate-papos com escritores nas escolas, sessões de autógrafos com autores independentes e resgata tradições tais como a Capoeira com a escola Raça Unida, a Catira com o projeto Folclorear e o Taiko com o grupo Ryuumei Wadaiko.

A iniciativa também prioriza a diversidade e acessibilidade, possuindo algumas atividades adaptadas para pessoas com deficiência e a valorização de diferentes perspectivas sociais. A realização é do Narrativas, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o apoio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal de Araçatuba, Unitoledo Wyden e Senac Araçatuba.

Mais informações: https://www.narrativasaracatuba.com.br

Fique por dentro cadastre-se e receba nossas novidades diretamente em seu email
Fale Conosco: (18) 3637- 3736
Parcerias:
R. Anita Garibaldi, 75 - Centro Política de Privacidade Global Websites