Memória e Identidade
A 8ª edição do festival acontecerá entre os dias 23 e 31 de outubro, tendo sua abertura oficial dia 22, às 19h30, na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, com coquetel de recepção e apresentação da Banda Municipal Bruno Zago, e às 20h início da solenidade, e a mesa redonda com o premiado escritor indígena Daniel Munduruku, com mediação de Rafaela Cândido.
Daniel nasceu em Belém, é escritor, professor, ator e ativista indígena. Foi eleito em setembro para a Cadeira 21 da Academia Paulista de Letras, possui mais de 60 livros publicados e está entre os finalistas do prêmio Jabuti deste ano, na categoria infantil, com o livro “Estações”. Suas obras literárias são sobretudo dirigidas aos públicos infantil e juvenil tendo como tema principal a diversidade cultural indígena e a valorização dos povos originários.
Este ano o tema central do festival é a memória e identidade dos povos ancestrais, com destaque para os indígenas e afrodescendentes. O evento visa valorizar a leitura e as bibliotecas, incentivar o diálogo entre autores e leitores, aproximar a comunidade da literatura, e promover temas fundamentais para a construção de uma sociedade mais informada e crítica.
Outros escritores de renome na literatura nacional também estarão presentes no evento como Cidinha da Silva, a indígena Auritha Tabajara, Monique Malcher, o ilustrador Orlandeli, e a araçatubense Rafaela Tavares Kawasaki. Diversos escritores araçatubenses participarão de atividades com alunos das escolas e tarde de autógrafos.
A programação conta com banca de troca de livros, palestras, oficinas, contação de histórias, saraus e performances, espetáculos teatrais, exposições, lançamento de livros, rodas de conversa, sessões de cinema, shows. Diversos locais do município receberão as atividades, como escolas municipais e estaduais, bibliotecas, pontos de cultura, praça, faculdades, entre outros. Nenhuma atividade necessita inscrição prévia.
A abertura do festival, as mesas redondas que acontecerão no auditório da Unitoledo Wyden e o filme infantil “Teca e Tuti” contarão com acessibilidade em libras. O encerramento do festival será no dia 31 de outubro, às 19h na Praça João Pessoa, com o show do Trio Jurubeba, e às 21h a apresentação do espetáculo “Cantigas de Amor para um Coração Pequeno”, da Cia Tempo de Brincar.
O evento este ano é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação e Narrativas, tendo como apoio o Sesc Birigui e o apoio institucional da Academia Araçatubense de Letras e a Fundação Educacional Araçatuba. A programação COMPLETA estará disponível no site da Cultura.