Publicado em 19 de agosto de 2021 às 15:16

Na noite de quarta-feira (18), o teatro Castro Alves, em Araçatuba, sediou a entrega do 18º Troféu Odette Costa. A premiação, voltada ao setor cultural, é considerada uma das mais importantes do município.

O Troféu Cultural Odette Costa foi instituído por meio da Lei Municipal nº 4.905, de 23 de outubro de 1996. O objetivo do evento foi de fomentar a cultura da cidade, promovendo maior integração cultural entre os moradores.

O prêmio foi idealizado para contemplar pessoas, espetáculos e ações culturais desenvolvidas em Araçatuba que tiveram relevância e destaque.

A população de Araçatuba foi responsável por escolher os ganhadores do Troféu Odette Costa. As indicações dos nomes foram feitas por meio de formulários disponíveis na plataforma online. A votação foi realizada do dia 26 de maio até o dia 15 de junho através do site da prefeitura, com o total 2.464 votos.

Um destaque interessante dessa edição do Troféu Odette Costa: das dez categorias premiadas, oito foram representadas por produtoras e artistas mulheres.

Para evitar aglomerações, participaram de forma presencial apenas os artistas premiados e um acompanhante, além das autoridades. Foram seguidos todos os protocolos sanitários vigentes contra a Covid-19. O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Araçatuba.

Durante o evento houve uma homenagem póstuma para artistas que faleceram em decorrência da Covid-19. A atriz araçatubense Silvia Teodoro, que faleceu em março deste ano devido a um câncer no pulmão, também foi homenageada através da senhora Nilva Silmara Panegossi, viúva de Silvia.

Também como parte da homenagem, a secretária de Cultura, Tieza Lemos Marques, anunciou que o cineteatro da Estação Cidadania, no bairro Atlântico, receberá o nome da atriz Silvia Teodoro.

A senhora Margareth Martins também foi homenageada. Ela é artista plástica e é a responsável pela confecção do troféu desde a primeira edição.

Tiveram fala o prefeito Dilador Borges, a vice-prefeita Edna Flor, a secretária municipal de Cultura, Tieza Lemos Marques, a presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Fernanda Colli e o presidente da Câmara Municipal, Alceu Batista de Almeida Jr.

TROFÉU ODETTE COSTA 2021 – LISTA DOS VENCEDORES

Artes Visuais: Rafaela Cândido
Cultura Popular: Fernanda Colli
Cultura Urbana: Amanda Barros
Dança: Bruna Siqueira
Literatura: Thiago Torres Canossa
Mídias Livres: Guilherme Leal
Música: Sueli Rodrigues
Produtor Autônomo: Tamires Santiago
Teatro: Denise Figueira Vaz
Artes Plásticas: Jussara Marangoni.