Publicado em 27 de setembro de 2017 às 11:28

Foi iniciada nesta terça-feira (26) a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. O evento é promovido pelas secretarias municipais de Assistência Social e Participação Cidadã. A abertura da Semana ocorreu na Câmara Municipal, com o Fórum Regional das Pessoas com Deficiência.

As ações são promovidas através da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência (Compcd) e entidades assistenciais, e ocorrem até dia 30/09 com caminhada inclusiva.

Para iniciar as atividades do Fórum, crianças do Coral de Libras AEE (Atendimento Educacional Especializado) na Emeb Carmélia Mello Fonseca, realizaram duas apresentações musicais. Na sequência, o ator Eduardo Amaral e seus companheiros apresentaram a peça “A inclusão da pessoa com deficiência”.

Após as apresentações, houve pronunciamento das autoridades. A secretária municipal de Assistência Social e Participação Cidadã, Maria Cristina Domingues, disse que as políticas públicas de inclusão de pessoas com deficiência devem ser contínuas no município, como forma de conscientização das pessoas com a causa. Na ocasião, o presidente da Câmara, Rivael Papinha, disse que em breve a Câmara contará com um profissional intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), ação que condiz com as políticas públicas de inclusão no município.

Edna Flor, vice-prefeita de Araçatuba, explicou que as necessidades reais das pessoas com deficiência ocorrem diariamente. “A inclusão deve partir do poder público e também da população, através de atitudes concretas”. Ela citou também a aquisição, por parte da Prefeitura, de um ônibus rodoviário para transporte de portadores de necessidades especiais (PNE), ocorrido em julho deste ano, e disse que a conquista é também de todas as famílias desses pacientes.

Também participaram da abertura Josué Galdino, assessor executivo da secretaria de Participação Cidadã; Valmir Ábrego, presidente do Conselho Municipal sobre Assuntos da Pessoa com Deficiência e a secretária municipal da Cultura, Tieza Marques.

PROGRAMAÇÃO

27/09 (quarta-feira)

Palestra sobre Direitos das Pessoas com Deficiência

Local: Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Centro

Horário: 9h às 10h

28/09 (quinta-feira)

Projeto Cinemarena – filme “Sempre Amigos”

Local: Fundação Mirim

Horário: 16h às 17h

29/09 (sexta-feira)

Adesivaço: “Essa vaga não é sua nem por um minuto”

Local: Semáforo da Avenida Pompeu de Toledo x Duque de Caxias

Horário: 9h às 10h30

30/09 (sábado)

Caminhada inclusiva

Praça João Pessoa – 9hs
Saída:  Duque de Caxias com calçadão da Marechal