Publicado em 06 de novembro de 2017 às 18:04

A Prefeitura de Araçatuba promove, nos dias 20 a 24, uma semana de intensificação das ações de prevenção ao câncer de próstata dentro do Novembro Azul, tendo como público alvo homens com idade acima de 50 anos, com último exame de PSA feito a mais de 1 ano ou que nunca fizeram o exame.

Orientações de conscientização ocorrerão durante todo o mês de novembro. A divulgação da Campanha Nacional Novembro Azul é feita a toda a população por meio de panfletos, pitstops, orientações nos grupos de educação em saúde já existentes na Estratégia Saúde da Família/NASF e orientações casa a casa pelos agentes comunitários de Saúde, em parceria com a imprensa.

A Prefeitura vai trabalhar em todos os departamentos de saúde a divulgação de orientações de conscientização para prevenção de câncer de próstata, direcionando o atendimento do homem para o mês de aniversário, a partir de 50 anos, mesmo os sem antecedentes ou histórico familiar.

Homens a partir de 45 anos com histórico, antecedentes ou sintomas de doenças da próstata serão acolhidos nas UBS para avaliação pela equipe de saúde e seguimento necessário.

É objetivo garantir ao homem com 50 anos ou mais, no seu mês de aniversário, o atendimento com consulta médica ou de enfermagem na UBS de origem (referência) e os seguimentos necessários.

Filho que AMA o pai leva o pai ao AME

Homens acima de 50 anos, durante todo o ano, deverão procurar as Unidade básica de Saúde em seus meses de aniversário para agendar consulta no Programa Saúde do homem “Filho que AMA o pai leva o pai ao AME”, para agendamento de consulta nas áreas de Cardiologia e Urologia, sem necessidade de encaminhamento médico. É necessário apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o registro do CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).
Os pacientes que apresentarem resultado de PSA alterado também deverão procurar a UBS para tais consultas, também sem necessidade de encaminhamento médico, apenas com o exame PSA alterado, o CNS e o CROSS.

Semana de Intensificação

De 20 a 24 de novembro haverá atendimento ao público-alvo em horário estendido, das 18 às 20 horas, nas UBS Umuarama, Planalto, Dona Amélia e Iporã, considerados pontos estratégicos da Saúde municipal.

Para os exames de PSA com atendimento na Atenção Básica, são necessárias guias assinadas por um médico e autorizadas por enfermeira. As guias deverão ser entregues devidamente preenchidas e autorizadas aos interessados – homens acima de 50 anos ou a partir de 45 anos com histórico familiar – com registro em prontuário.

As guias não serão entregues a terceiros.