Publicado em 10 de novembro de 2017 às 18:01

Em 2017, o Zoológico Municipal de Araçatuba vem recebendo alterações positivas em seu cenário. Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), a prefeitura tem investido em ações para realização das adequações necessárias no espaço, empenhando-se em mudar sua estrutura e serviços.

O processo de mudança compreende a gestão pessoal e motivação da equipe, com reuniões de trabalho e elaboração de escalas, aprimoramento da gestão com foco em limpeza do espaço e atendimento a requisitos exigidos pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente para obtenção da Autorização de Manejo de Fauna.

Segundo o diretor de Gestão e Proteção Ambiental da SMMAS, Marcelo Oliveira, a secretaria realizou também a ambientação de diversos recintos, como por exemplo, os destinados a macacos-prego, cachorro-do-mato, macaco-bugio e araras. “Nós iniciamos a demolição de alguns recintos antigos e inadequados, instalamos alambrados nas quarentenas e placas de identificação, informando sobre cada espécie existente no Zoológico”, completou.

A Bióloga Fernanda Andrade Bueno, atualmente responsável pelo Zoo, completa: “Para garantir a qualidade de vida destes animais, nossa equipe vem trabalhando para construir uma ambientação que leve o animal a expressar seu comportamento natural e evitar o sedentarismo. Para os macacos, por exemplo, disponibilizamos plataformas de tábuas e mangueiras fixadas no recinto, imitando cipós, na intenção de que eles tenham a liberdade de transitar entre os brinquedos; já as araras, ganharam ninhos e árvores com galhadas que servirão de poleiro”.

Ainda de acordo com o diretor, o quadro de funcionários foi reduzido e vem garantindo o melhor tratamento aos animais. “Atualmente, contamos com 9 funcionários efetivos no zoológico, sendo 5 tratadores de animais, 1 veterinário, 1 bióloga, 1 cozinheira e 1 oficial administrativo”, explicou.

A Guarda Municipal segue com monitoramento no local, mas conta com uma intensificação da segurança oferecida Polícia Militar Ambiental, o que tem motivado a visita de mais pessoas e famílias.