Publicado em 21 de junho de 2017 às 17:04
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, junto à Samar – Soluções Ambientais de Araçatuba, ONG Clube da Árvore e Associação do Agrupamento Ambientalista de Birigui promoveram antecipadamente, nesta quinta-feira (20), as comemorações do Dia do Ribeirão Baguaçu, que é celebrado em 22 de abril. O evento ocorreu na sede da Samar.

Para celebrar a data, foi lançado o projeto Expedição Baguaçu, que consiste na realização de trilhas técnicas às margens deste curso d’água, com a finalidade de diagnosticar possíveis problemas ambientais, como vazamentos de esgoto, depósitos irregulares de resíduos sólidos, além de um levantamento da fauna, flora e população ribeirinha.

De acordo com a Samar, o Baguaçu abastece aproximadamente 60% das residências de Araçatuba. Nesse sentido, o prefeito Dilador Borges reiterou a necessidade de conscientização ambiental e conservação do ribeirão. “Espero que a expedição seja um projeto que cresça a cada ano, pois é de grande importância para nosso município”.
 
Também houve plantio de mudas às margens do Ribeirão Baguaçu. O projeto de expedição teve início nesta quinta-feira, e será encerrado no dia 5 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente, quando serão apresentados os resultados obtidos com a expedição.